Seguindo o calendário divulgado pelo Governo Federal, começa nessa terça-feira, 25 de outubro o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao mês de outubro. O calendário segue até 8 de novembro.

Esse calendário é necessário, porque há um grupo grande de beneficiários e evita-se assim problemas decorrentes de uma grande procura pelos valores em um único dia por todos os beneficiários.

E a forma de o governo organizar isso é pagando com base no último número do cartão do benefício do INSS, sem contar o dígito. Além disso, o pagamento também começa primeiro para aqueles que recebem um slaário mínimo e num segundo momento para aqueles que recebem mais

Porém, vale lembrar assim como aconteceu nos meses anteriores, o pagamento do mês será dividido em dois grupos: aqueles que recebem um salário mínimo e aqueles que recebem mais de um salário mínimo.

Calendário de outubro

Veja abaixo as datas do calendário de pagamento do INSS referente aos benefícios do mês de outubro:

Número final do cartão Para quem ganha UM salário Para quem ganha MAIS DE um salário
1 25 de outubro 1º de novembro
2 26 de outubro 3 de novembro
3 27 de outubro 4 de novembro
4 28 de outubro 7 de novembro
5 31 de outubro 8 de novembro
6 1º de novembro 1º de novembro
7 3 de novembro 3 de novembro
8 4 de novembro 4 de novembro
9 7 de novembro 7 de novembro
0 8 de novembro 8 de novembro
Fonte: Caixa Econômica Federal/Governo Federal

Calendário anual do INSS

O governo federal também ja divulgou as demais datas do pagamento dos benefícios, incluindo os próximos meses de novembro e dezembro. Confira abaixo:

Créditos: Divulgação/Governo Federal
Créditos: Divulgação/Governo Federal

Quem tem direito?

Segundo o instituto, são mais de 36 milhões de segurados para receber algum benefício, incluindo aposentadorias, pensões, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

O INSS é responsável pelo pagamento desses benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria.

Tem direito ao benefício do INSS, os Segurados da Previdência Social acima de 16 anos de idade ou seus procuradores/tutores ou representantes legais. O beneficiário pode nomear um procurador junto ao INSS para que seja cadastrado para recebimento do benefício.