O governo federal deve pagar o Auxílio Emergencial até outubro deste ano. Nessa nova fase de liberação do benefício, o Ministerio da Cidadania usou os dados da base de cadastros da Dataprev, para condecer as novas parcelas. Diante disso, como saber se tenho direito às parcelas de prorrogação? Descubra abaixo, como verificar.

Como ver se tenho direito às parcelas de prorrogação do Auxílio Emergencial?

Em suma, a Dataprev e o Ministério da Cidadania realizam uma revisão dos cadastros antes de liberar um novo pagamento. Atualmente, a Caixa está realizando o pagamento da 6ª parcela, e deve encerrar até outubro, com a 7ª.

De acordo com a Dataprev, alguns fatores impedem o beneficiário de continuar recebendo o Auxílio Emergencial. São eles:

  • Conseguir um emprego formal;
  • Receber recursos financeiros de um benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal. Exceto o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
  • Ter indicativo de óbito no SIRC ou no - Sisobi. Ou ainda, receber uma pensão por morte de qualquer natureza;
  • Estar preso em regime fechado ou receber o auxílio-reclusão.

Se você ganhou uma parcela do Auxílio Emergencial 2021, e deseja saber se vai continuar recebendo o benefício, é possível descobrir no site da Dataprev. O site também serve para a consulta de quem fez a contestação do auxílio negado, e aguardam o resultado da análise.

Site para consultar o auxílio emergencial

Para consultar a situação do seu Auxílio Emergencial, e saber se você vai receber as parcelas 6 e7, basta acessar os seguintes endereços, e fazer a consulta. Para isso, é necessário inserir os dados de CPF, data de nascimento e nome da mãe:

www.cidadania.gov.br/consultaauxilio

consultaauxilio.dataprev.gov.br

Ao acessar o portal, o cidadão pode ver todos os detalhes do seu pedido, bem como as parcelas pagas, a data de recebimento, e o envio dos dados pela Caixa à Dataprev. Por fim, se o benefício tiver sido negado, é possível verificar qual o motivo da negativa.