Adorada por milhões de brasileiros, a famosa "raspadinha" está de volta. A medida é uma tentativa do governo de aumentar receitas. Trata-se de uma espécie de loteria instantânea popular, os apostadores podem comprar um bilhete e raspar a parte demarcada para saber se ganharam ou não o prêmio instantâneo.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Raspadinha está de volta

Desde 2016 a raspadinha havia sumido do cenário nacional, pois, havia sido incorporada ao Plano Nacional de Desestatização. Tentaram retomar as raspadinhas em 2018 através de um leilão, contudo, não houve interessados e acabou não dando certo. A ausência da raspadinha deixou um imenso vazio nos jogadores que eram adeptos desse tipo de loteria.

Nova raspadinha terá mudanças?

A nova raspadinha poderá ser adquirida tanto na forma física como também online. Ao comprar o bilhete de maneira física, basta raspar o bilhete para saber se ganhou algum prêmio. No caso de adquirir a raspadinha pela internet, a raspagem deve ser virtual e poderá ser feita com o mouse diretamente na tela do computador. Seria uma versão evoluída da raspadinha tradicional.

Lotex pode gerar grande receita ao governo

Segundo o governo, a projeção é que a loteria instantânea, Lotex, possa gerar uma receita de até R$ 5 bilhões anualmente. Essa quantia expressiva representaria uma injeção crucial na economia brasileira, sobretudo neste período de recuperação econômica.

Em 2019, as regras foram modificadas, e um consórcio internacional conquistou a concessão para explorar a loteria instantânea. Entretanto, desentendimentos entre o governo e o vencedor do certame atrasaram o reinício das atividades da raspadinha.

Com o relançamento da raspadinha, a expectativa é de um aumento na arrecadação governamental e a introdução de um novo canal de entretenimento para os brasileiros. A ansiedade é palpável, pois os entusiastas de loteria em todo o país aguardam ansiosamente o retorno dessa querida forma de jogo.