Existem milhares de moedas valiosas e muito raras espalhadas por todo o Brasil. A comunidade de colecionadores e apaixonados pela numismática cresce cada vez mais. Moedas raras e valiosas emitidas pela Casa da Moeda são objetos de desejo para os integrantes desta comunidade, que buscam aumentar cada vez mais suas coleções. Existem moedas antigas tão raras que podem custar até mesmo o valor de um carro.

Muitos motivos podem fazer com que algumas moedas sejam mais raras e valiosas do que outras. Quantidade de exemplares fabricados, estado de conservação, erros de fabricação e até mesmo se faz parte de alguma coleção comemorativa.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

5 moedas antigas e raras que valem muito dinheiro

Algumas moedas podem valor um valor infinitamente maior do que o seu valor original, muito pela sua história ou raridade. Os colecionadores chegam a pagar fortunas para ter alguns exemplares raríssimos.

Aqui no Brasil, existem 5 moedas que são consideradas as mais raras e podem valer uma fortuna. Abaixo você confere tudo sobre essas raridades:

Réis de D. João VI (1808-1821)

Essas moedas fazem parte do sistema econômico que vigorava durante o período em que a corte portuguesa residia no Brasil. Dada a extrema raridade desses exemplares, o seu valor pode ser surpreendente para aqueles interessados. Quando se encontram em bom estado de conservação, essas moedas adquirem ainda mais valor.

Moedas de ouro do Império (1822-1889)

Datadas do período imperial brasileiro, as moedas antigas têm um valor considerável no cenário numismático. Entre os modelos mais buscados estão as de 10 mil-réis e 20 mil-réis.

Moedas da República Velha (1889-1930)

Algumas moedas emitidas durante esse período, especialmente aquelas que apresentam erros de cunhagem ou têm uma tiragem mais limitada, são altamente cobiçadas por colecionadores.

Cruzeiro (1942-1967)

Devido a sua relevância histórica na economia brasileira, as moedas de Cruzeiro ganham valor, especialmente aquelas feitas de prata ou que possuam características distintivas.

Cruzados (1986-1989)

Esta moeda foi utilizada durante a fase de transição entre o Cruzeiro e o Real e adquire um valor distintivo para os entusiastas da numismática. O preço de venda desse exemplar é diretamente proporcional ao seu grau de conservação, tornando as peças mais bem preservadas mais valorizadas.