Os clientes do Banco do Brasil (BB) agora podem emitir, consultar e alterar boletos bancários pelo WhatsApp. Pioneiro no Brasil, o sistema de cobrança bancária por chat foi lançado no fim da semana passada e, segundo a instituição financeira, beneficiará principalmente pequenos empreendedores.

Como utilizar a ferramenta?

Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando "#PJ". Em seguida, basta escrever "Preciso registrar um boleto" para aparecerem instruções na tela de conversas.

O aplicativo pedirá as informações do pagante (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo ao destinatário.

O recurso também permite a realização de consultas, quando o usuário digita "Preciso consultar um boleto. Os documentos podem ser alterados com o comando "Preciso alterar um boleto". As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.

Outras ferramentas

No ano passado, o BB foi o primeiro banco a oferecer um assistente especializado em pessoa jurídica no WhatsApp. Além das transações da cobrança, o assistente faz atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico. A ferramenta também permite consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.

Clientes do Banco do Brasil agora podem emitir boletos por WhatsApp
Clientes do Banco do Brasil agora podem emitir boletos por WhatsApp

Cuidado com golpes no WhatsApp

Com aplicativos como o WhatsApp sendo cada vez mais utilizados pelo bancos e seus clientes, sempre é bom lembrar que é importante ter cuidado com golpes, pois pessoas mal intencionadas também estão sempre atentas às novidades.

O WhatsApp é um aplicativo seguro e conta com diversas camadas de segurança que protegem os usuários, mas algumas pequenas coisas podem ser feitas para evitar se tornar vítima de golpistas. Utilizar a confirmação em duas etapas, por exemplo, é uma das alternativas.

Outra medida possível e muito eficaz contra muitas tentativas de golpe é a ativação da verificação biométrica do WhatsApp, assim você sempre pode confirmar sua identidade sempre que acessar o aplicativo.

Veja como utilizar essas medidas de segurança e confira outras dicas, clicando aqui.

Com informações Agência Brasil.