O Banco Central divulgou recentemente, os bancos que mais tiveram reclamações dos clientes em 2023. De maneira surpreendente, 5 dos 10 bancos com maior número de reclamações, tratam se de bancos digitais. Os 5 bancos digitais com o maior número de reclamação dos clientes você confere logo a seguir.

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Augusto Schweickardt
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Augusto Schweickardt

Para elaborar a lista, o Banco Central leva em conta a quantidade de reclamações em relação ao número total de clientes de cada banco. Por exemplo, alguns bancos tradicionais, como a Caixa e o Itaú, possuem um grande volume de reclamações. Contudo, o número de clientes desses bancos é muito maior. Assim, o banco com maior número de reclamações é o BTG/Banco Pan.

Assim, a lista elaborada pelo Banco Central leva em conta a quantidade de reclamações em relação ao total de clientes. Instituições como Bradesco, Caixa e Itaú, apesar de terem mais reclamações válidas, possuem uma base de clientes muito maior. Dessa forma, o maior índice de reclamações foi registrado pelo BTG/Banco Pan. Cinco bancos digitais se destacaram entre as instituições com mais reclamações do ano passado: PagBank, Inter, C6, Neon e Original.

Quais são os motivos para as reclamações?

Em relação ao PagBank, que ocupa o segundo lugar da lista, grande parte das reclamações se referem a irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento. Este é um processo conhecido como "conheça seu cliente". Já o Banco Inter, que aparece na quarta colocação geral, a reclamação mais frequente teve relação com a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

O Banco Central leva em consideração apenas as reclamações procedentes, que correspondem a cerca de 25% a 35% do total das reclamações recebidas. Em outras palavras, a maioria das reclamações não é considerada válida. A única exceção entre as fintechs foi o Neon, onde mais da metade das reclamações foram consideradas procedentes. Durante o período analisado, as irregularidades mais frequentes estavam relacionadas a operações e serviços vinculados a cartões de crédito.

Isso é prejudicial para os bancos digitais?

Embora os bancos digitais ofereçam maior facilidade de uso, eles ainda pecam no atendimento ao cliente e na segurança das operações. Essas deficiências podem se apresentar como desafios para conseguir difundir esse tipo de serviço, especialmente entre clientes mais exigentes e aqueles preocupados com a segurança.

A necessidade de aprimorar tanto o atendimento ao cliente quanto a segurança das transações surge como um obstáculo para a adoção em massa dos bancos digitais. A crescente desconfiança entre os clientes mais exigentes e a conscientização sobre questões de segurança destacam a importância de abordar essas áreas para garantir uma aceitação mais ampla e bem-sucedida dos serviços bancários digitais.

Os 15 bancos com maior número de reclamações dos clientes

  1. BTG Pactual/Banco Pan;
  2. PagBank/PagSeguro;
  3. Bradesco;
  4. Inter;
  5. C6 Bank;
  6. Santander;
  7. Caixa Econômica Federal;
  8. Neon;
  9. Original;
  10. Itaú;
  11. Nubank;
  12. Votorantim;
  13. Banco do Brasil;
  14. Mercado Pago;
  15. Ame Digital