Na noite da última terça-feira (07), os clientes do Nubank encheram o site da Comunidade Nubank de reclamações, pois, a fintech havia debitado R$ 600 de suas contas. Mas a grande maioria das reclamações vieram de clientes que haviam transferido o dinheiro do auxílio emergencial do aplicativo Caixa Tem, para sua conta do Nubank. Anteriormente, clientes do PicPay já haviam relatado esse problema, agora, o dinheiro do auxílio emergencial também some do Nubank.

Clientes reclamam que o dinheiro do auxílio emergencial sumiu da conta do Nubank

Além de reclamarem no fórum da fintech, muitos usuários usaram o Twitter para demonstras o descontentamento com a ação do Nubank. O desespero foi tanto, que os hashtags #Nuconta e #Nubanl estavam nos trend topics na manhã desta quarta-feira (08). Enquanto alguns reclamaram que tiverem R$ 600 debitados da conta, outros reclamaram de valores maiores, de R$ 1200. Aou lado do estorno, era exibida a mensagem "Ajuste realizado".

Nubank culpa a Caixa pelo erro

Após as milhares de reclamações na comunidade do Nubank, um dos representantes da fintech e moderador do fórum, respondeu alegando que o valor foi retirado das contas devido a um erro da Caixa Econ^ômica Federal, que havia informado o Nubank sobre inconsistências nos pagamentos de boletos entre os dias 15 de abril e 10 de junho.

Segue abaixo o posicionamento do Nubank:

''Boa noite, comunidade!

Ontem, 07/07/20, recebemos vários relatos sobre estornos de valores dentro de algumas Contas do Nubank. Como esse é um tema muito importante e sempre buscamos ser transparentes com nossos clientes, gostaríamos lamentar o transtorno causado e esclarecer os acontecimentos.

Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa.

Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, agindo de boa fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.

Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.

Qualquer sugestão, estamos à disposição aqui. Se tiver dúvida específica sobre o seu caso, pode nos acessar nos nossos canais de atendimento.''

Após o comunicado do moderador do Nubank, os usuários continuaram se mostrando insatisfeitos conforme mostram os comentários abaixo:

''Essa foi a coisa mais absurda que já vi! Como vocês fazem isso só porque um banco alegou que foi recebido valor a mais? Qual a prova? E dinheiro só é retirado com autorização judicial, como vocês fizeram isso? Não existe essa atitude!''

''Lembrando quê, se foi avisado a alguns clientes sobre esse problema e estorno eu não estou inclusa, pois simplesmente debitaram o valor de 600,00 da minha conta e nada foi explicado! Como vai ser a devolução do valor p quem pagou o mesmo boleto 2x pelo caixa tem?, Lembrando que isso é um erro da entidade, pois não deveria ter o mesmo código do boleto anterior um novo boleto gerado, e lembrando tbm que cada boleto pago tem NSU diferentes comprovando que são transações diferentes tbm.''

''Quando o dinheiro vai ser devolvido??? Que absurdo, perguntei tantas vezes no chat se não tinha problema nos depósitos e disseram que não, agora some do nada o dinheiro sem a minha autorização e só sabem botar resposta automática!!! Decepção Nubank''

''Recebi o e-mail agora a noite, alegando falha do banco que realizei o pagamento- "Caixa Tem"-. Mas lá, no caixa tem, consta os dois boletos que paguei no mesmo dia, em horários diferentes e no mesmo valor, isso no mês passado. Sendo assim, cadê meu dinheiro nubank?''

''Quero meu dinheiro de volta que absurdo vcs não podem fazer isso gostava tanto da Nubank que decepção.''

E você, também teve R$ 600 debitado da sua conta do Nubank?