O Nubank anunciou que sofreu uma falha grave em seu sistema operacional nesta sexta-feira, 10 de julho. O problema da fintech afetou muitos usuários brasileiros e estrangeiros que não conseguiram acessar suas contas por meio do aplicativo do banco nos smartphones com sistema operacional iOS.

Em uma rede social, o banco publicou que a equipe da empresa encontrou o problema e conversou com alguns clientes. De acordo com o Nubank, o problema foi solucionado pelos profissionais, sendo que os usuários já conseguem acessar normalmente suas contas digitais pelo aplicativo. Veja:

Alguns reinstalaram o app

No entanto, algumas pessoas terão que esperar ainda algum tempo. Isso porque, na tentativa de se livrar do "bug", usuários desinstalaram o aplicativo do celular para instalá-lo novamente, mas acontece que é obrigatório verificar o aparelho toda vez que esse procedimento acontece, por meio do envio de uma nova selfie. A fintech recomenda que os usuários do serviço aguardem e não desinstalem o app.

Pelo visto, ao tentar resolver o problema técnico, as contas ficaram desautorizadas e diversos usuários que precisaram dos serviços do roxinho reclamaram na internet.

Sobre isso, um dos usuários disse no Twitter: "Desculpa nubank mas não tem nada resolvido! Aqui no meu voltou só que desautorizou tudo, reenviei minha selfie segurando meus documentos e tenho que esperar 3hs?! Eu tenho que pagar contas, fazer transferências...".

Sobre a reautorização de celulares

O processo de autorizar um aparelho para entrar no aplicativo do banco é uma medida de segurança; para evitar acessos indevidos de terceiros. Desta forma, quando o cliente acessa pela primeira vez a conta digital, é solicitado o envio de uma selfie portando um documento com foto, como RG, Carteira de Motorista (CNH) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

Ademais, quando por algum motivo o aplicativo é desinstalado do celular (ou se o aparelho for resetado) é necessário refazer o procedimento de autorização.

Para aqueles que perderam, foram roubados ou trocaram de celular; a regra é a mesma.

O Nubank informa pelo site que: "Se o cliente precisar realizar uma transação urgente, o ideal é entrar em contato conosco por um de nossos canais de atendimento."

Dados de clientes foram vazados

O Nubank teve um outro problema recentemente, pois centenas de usuários foram expostos na internet devido à função "cobrar" do aplicativo do banco, usada para a geração de um link para cobrança online. Acontece que os dados pessoais do cliente, como nome e CPF completo, também ficavam expostos com a fatura.

Além disso, foi descoberto e provado que ao se utilizar um código de programação era possível encontrar mais de cem cobranças. Felizmente, o problema já foi solucionado, de acordo com o roxinho.