Você gostaria de acessar de forma rápida e segura, pela internet, relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com instituições financeiras, suas operações de crédito e de câmbio, bem como suas chaves PIX, tudo em um só lugar? Saiba que o Banco Central do Brasil tem uma ferramenta que oferece justamente esses serviços: o Registrato.

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que possua um CPF pode utilizar o serviço e o acesso ao sistema Registrato é gratuito. Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:

  • Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro - CCS: contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança). As informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações.
  • Sistema de Informações de Créditos - SCR: contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras.
  • Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais: contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.
  • Relatório de Chaves Pix: contém informações sobre a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente (pessoa física ou jurídica) possui uma chave Pix.

Para que servem

As informações do relatório servem para identificar de forma consolidada as informações de todos os relacionamentos que o cidadão possui com diferentes instituições financeiras. As do relatório servem para verificar se as informações de crédito vigentes estão condizentes com empréstimos ou financiamentos realizados.

Já o relatório sobre o Câmbio e Transferências Internacionais são úteis para saber as transações de operações de câmbio e transferências internacionais registradas. O documento é utilizado, por exemplo, por estudantes estrangeiros que realizam intercâmbio no Brasil e precisam comprovar que não recebem auxílio financeiro externo para se candidatarem a bolsas de estudo junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

E por fim, o relatório das chaves PIX serve para a pessoa física ou jurídica acessar dados próprios, consultar quais dados estão vinculados a cada chave Pix nos bancos e em outras instituições que fazem parte do Pix, além de verificar se o CPF ou CNPJ estão vinculados a uma chave Pix sem a autorização do titular, por exemplo.

Como acessar

Existem três principais formas de se cadastrar para ter acesso a essas informações e o principal documento solicitado é o CPF da pessoa que quer acessar seus dados. O acesso pode ser feito por meio dos aplicativos de alguns bancos ou pelo internet banking, ou ainda pelo acesso direto no site do Banco Central. Veja como acessar em cada caso:

  1. Pelo celular: Acessando o aplicativo do seu banco, procurando a opção Registrato, você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central e então é só acessá-lo.
    Passo a passo para acessar o Registrato pelo seu celular. Foto: Reprodução/Banco Central
    Passo a passo para acessar o Registrato pelo seu celular. Foto: Reprodução/Banco Central
    Esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

    Banco do Brasil (Acessar: Menu / Serviços / Registrato)
    Bradesco (Acessar: Registrato)
    Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações / Registrato Banco Central)
    Itaú (Acessar: Serviços / Registrato Banco Central)
    Santander (Acessar: APP SANTANDER / Santander ON / Meu momento / Bacen Auto Credenciamento Registrato)
    Sicoob (Acessar: APP SICOOB / Serviços / Registrato Banco Central)
    Sicredi (Acessar: Sicredi X/Registrato)

  2. Pelo Internet Banking: Obtenha uma frase de segurança na página do Banco Central (acesse https://credenciamento.bcb.gov.br/via-bcb/0 e preencha seus dados para obter a frase), em seguida acesse o Internet Banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato para validar a frase de segurança, então conclua o credenciamento na página do Banco Central para a qual você será direcionado. Agora é só acessar o registro.

    Passo a passo para acessar o Registrato pelo Internet Banking do seu banco. Créditos: Reprodução/Banco Central
    Passo a passo para acessar o Registrato pelo Internet Banking do seu banco. Créditos: Reprodução/Banco Central
  3. Com certificado digital (e-CPF A1 ou A3): pelo seu computador, acessando o site do Banco Central, utilize o e-CPF para obter uma senha de acesso. Em seguida é só acessar o registro.
Passo a passo para acessar o Registrato utilizando o e-CPF. Créditos: Reprodução/Banco Central
Passo a passo para acessar o Registrato utilizando o e-CPF. Créditos: Reprodução/Banco Central

O que é o e-CPF? É uma Identidade Digital destinada a pessoas físicas, o seu CPF em versão digital, que te identifica no meio eletrônico e permite realizar diversos serviços. Para obter um e-CPF é necessário acessar o site da Receita Federal, no endereço servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp e preencher o formulário com suas informações. Para a emissão do e-CPF são cobradas algumas taxas que variam de acordo com o tipo de documento (se A1 ou A3).

Além disso, também é possível solicitar os relatórios do seu cadastro Registrato pessoalmente no Banco Central em Brasília, ou ainda, por correspondência para o Banco Central no endereço abaixo, porém, ambas as possibilidades estão temporariamente suspensas em função da pandemia de Covid-19.

Endereço do Banco Central do Brasil: Departamento de Atendimento Institucional | Divisão de Atendimento ao Cidadão | Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B - 1º subsolo, Ed. Sede | Brasília/DF, CEP: 70074-900.

O Banco Central ressalta que os relatórios fornecidos por meio do Registrato contêm informações de caráter pessoal e sigiloso e que por isso, cabe ao cidadão observar os devidos cuidados na apresentação dessas informações a terceiros.

Caso você constate ou suspeite de informações incorretas, é necessário entrar em contato com a instituição financeira prestadora da informação objeto do questionamento. Entretanto, é preciso levar em consideração que as informações disponibilizadas no relatório não são atualizadas em tempo real, ou seja, há uma defasagem entre envio dessas informações pelas instituições financeiras e a apresentação delas por meio dos relatórios do Registrato.