O cofundador da Microsoft, Bill Gates, não simpatiza com as criptomoedas. Em suma, a quarta pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 125 bilhões (R$ 114 bilhões), afirmou na última quinta-feira (19), na rede social Reddit, que não tem nenhuma moeda digital.

De acordo com Gates,

"Gosto de investir em coisas que têm um resultado de valor. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos. O valor da criptomoeda é apenas o que outra pessoa decide que pagará por isso, o que agrega [valor] à sociedade como outros investimentos".

Durante uma entrevista em fevereiro para a Bloomberg, o bilionário demonstrou preocupação com as pessoas comuns, que são acometidas pelo frenesi do bitcoin. E nesse ponto ele pode ter razão, já que o mercado de criptomoedas vive em queda livre, depois do colapso da stablecoin TerraUSD.

Por que Bill Gates não gosta de criptomoedas?

De acordo com Bill Gates, "Se você tem menos dinheiro do que Elon, provavelmente deveria tomar cuidado".

Além disso, em outro momento na discussão no Reddit, ele negou a teoria da conspiração de que quer rastrear pessoas implantando microchips em suas cabeças através de vacinas. "Por que eu iria querer saber onde as pessoas estão? O que eu faria com a informação?".

Quando questionado se os bilionários deveriam pagar mais impostos, Gates disse que pagaria, embora aponte que uma alta muito brusca pode levar a mais sonegadores.

"Impor alíquotas acima de 60% geralmente leva a muitas evasões fiscais complexas, caso o sistema permita isso. É estranho ter uma alíquota de ganho de capital abaixo da alíquota média do imposto de renda. Um imposto de propriedade poderia ir um pouco acima de 60% - é incrível como poucos países têm isso".

Como as perguntas e as respostas foram no Reddit, não é surpresa que algum participante tenha perguntado sobre a GameStop - ação preferida dentre os investidores de varejo da rede social.

"Eu operei nem vendido, nem comprado em relação à GameStop", disse Gates. Já em outro momento, ele não abordou questões sobre a sua posição vendida na Tesla, o que já irritou Elon Musk muito para que ele desistisse de uma parceria filantrópica.

Por fim, ao responder às críticas ao homem mais rico do mundo, Gates disse no início de maio, que a sua posição na Tesla "não tem nada a ver com as mudanças climáticas". E enfatiza que há uma diferença entre apostar contra um único fabricante de carros elétricos e apostar contra veículos elétricos em geral.