A Bolsa de Valores do Brasil (B3) anunciou uma grande novidade. Em suma, dentro de até 6 meses, a B3 vai lançar o seu primeiro produto oficial de negociações de Bitcoin (BTC): contratos de mercado futuro da criptomoeda.

O anúncio ocorreu em teleconferência de apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2022. A novidade foi anunciada pelo executivo-chefe financeiro da empresa, André Milanez.

Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre as negociações. A única informação que Milanez adiantou, é que o produto será lançado em até 6 meses.

Bitcoin na mira da B3

Anteriormente, Jochen Mielke de Lima, diretor de tecnologia da informação da B3, já tinha dado pistas sobre esse projeto, em janeiro deste ano. Na ocasião, ele disse que a Bolsa brasileira lançaria vários produtos expostos às criptomoedas em 2022, como futuros de Bitcoin e futuros de Ethereum (ETH).

Além disso, ele falou que desde 2016, a Bolsa do Brasil já estudava o mercado de criptomoedas do ponto de vista tecnológico. Em suma, a B3 só faltava se posicionar sobre as negociações, se seriam feitas contra o dólar, ou contra o real.

Além de mercados futuros de Bitcoin e Ether, a B3 também disse que deseja disponibilizar serviços para as corretoras cripto nacionais. Ademais, a B3 quer ser uma espécie de meio termo das operações de custódia e liquidação.

"Temos em torno de 30 corretoras de cripto nacionais, fora as internacionais que atuam aqui. Poderíamos oferecer um serviço para facilitar e padronizar as operações delas. Acredito que tenha algo a explorar em fornecimento de serviços de custódia e no processo de liquidação."

Mielke também falou que o mercado de criptomoedas é muito semelhante com o mercado regulado de ações, por existir emissão, negociação, liquidação e custódia. Logo, a B3 poderia auxiliar a solucionar problemas comuns entre as corretoras.

Por fim, Mielke cita que "Estamos identificando pontos de atrito que podemos ajudar a resolver para fazer frente, como ajudar os nossos clientes a fornecer o melhor acesso a seus clientes finais".