A primeira criptomoeda, o Bitcoin, foi lançada em janeiro de 2009, mas com o passar dos anos muitas outras começaram a ficar disponíveis no mercado. Hoje, a plataforma CoinMarketCap especializada nesse tipo de investimento conta com quase 19 mil moedas digitais circulando.

Mas para quem está começando sua vida de investimentos e deseja entrar no universo das criptomoedas, pode ser um grande desafio, já que são tantas e cada uma delas com suas peculiaridades. Sem dúvidas as criptomoedas mais valiosas são as mais negociadas no mercado, como o Bitcoin e a Ether (criptomoeda da rede blockchain Ethereum).

Então, a gente elaborou esse artigo com dicas que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão. Confira como escolher uma criptomoeda.

O que são criptomoedas?

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais descentralizadas, isso significa que as criptomoedas só existem na rede da internet. Por esse motivo, elas não podem ser tocadas, como fazemos com as moedas do dinheiro em espécie.

Elas também são consideradas uma espécie de dinheiro virtual descentralizado, portanto, não há órgãos ou algum governo que sejam responsáveis por intermediar, controlar ou autorizar a emissão e as transações desse tipo de moeda. Quem faz essa função são os próprios usuários.

A tecnologia utilizada nas criptomoedas é o blockchain, um sistema em forma de livro onde todos os dados são registrados. Nele, é possível rastrear o envio e o recebimento de algumas informações pela rede. São pedaços de códigos gerados totalmente virtuais, composto por informações conectadas, como blocos de dados, formando assim uma corrente.

Sua segurança é extremamente alta. Dessa forma, os usuários da rede validam todas as transações de criptomoedas, trazendo assim mais confiança para o sistema do blockchain.

Quais as maiores criptomoedas do mercado?

Veja abaixo quais são as maiores criptomoedas do mundo, considerando o valor de mercado delas.

Vale lembrar que os valores das criptos mudam com bastante frequência, portanto, é recomendado conferir direto na plataforma para saber o preço atual de cada uma.

Criptomoeda Market Cap do dia 20/4/2022(bilhões de US$)
Bitcoin (BTC) 785
Ethereum (ETH) 370
Tether (USDT) 82
Binance Coin (BNB) 68
USD Coin (USDC) 49
XRP (XRP) 36
Solana (SOL) 35
Terra (LUNA) 33
Cardano (ADA) 32
Avalanche (AVAX) 21

Fonte: CoinMarketCap / Considerando as cotações do dia 20/4/2022

Como escolher criptomoedas?

Sempre que você for escolher uma criptomoeda para comprar, tenha cautela a respeito das informações para entender melhor como ela funciona, pois as criptos são ativos de alto risco.

Uma dica é analisá-las da mesma forma que um investimento em ações de uma empresa. Descubra se ela é uma cripto sólida e com alto valor de mercado, se ela está em alta ou em baixa no mercado, se é relativamente pequena ou recente e se as perspectivas de crescimento dessa moeda digital são promissoras.

É possível verificar se a cripto está listada nas maiores exchanges (corretoras especializadas em criptomoedas) e ver também quais são os fundos que já investem no ativo.

Outra dica importante é que você pode acessar os sites oficiais das moedas e conferir o whitepaper, que é um documento que contém todas as informações sobre ela, como o propósito do projeto, especificações técnicas etc.

Quando for tomar a decisão de comprar uma criptomoeda, reserve um tempo para entender todos os detalhes, os termos da moeda digital. Comece pelas mais conhecidas, como bitcoin e ether.

Não se apegue ao histórico de valorização da moeda, isso significa que os retornos do passado não são garantia de rentabilidade no futuro. Comece com poucas quantidades, construindo antes uma reserva de emergência para imprevistos.

Algumas dicas básicas para escolher as criptomoedas são:

  • Pesquise quais empresas estão por trás do projeto;
  • Leia comentários de especialistas desse mercado em colunas ou redes sociais;
  • Tome cuidado para não cair em algum tipo de armadilha. Procure informações de fontes verídicas e reconhecidas;
  • Verifique a capitalização do mercado;
  • Confira qual o volume de negociações;
  • Considere o seu perfil de investidor.