Provavelmente você já ouviu falar ou leu sobre criptomoedas nos últimos tempos, não é mesmo? O assunto está bem em alta, pois elas vêm crescendo cada vez mais no mundo dos investimentos.

Mas, afinal, quais são as maiores criptomoedas do mundo hoje? A resposta verdadeira é: depende. Existem alguns critérios diferentes que podem indicar se uma empresa é maior no mercado comparado às outras. Isso vai depender do seu faturamento, dos lucros, do valor de mercado que ela tem, dos números de seus clientes, entre outros.

Para saber qual o valor de mercado de cada criptomoeda, será necessário avaliar qual sua valorização em determinado período de tempo, qual seu preço ou qual a quantidade de criptos que estão circulando no mercado. Mas dentre todos, o critério mais utilizado é o market cap (ou capitalização de mercado). Vamos entender melhor o que isso significa e qual a lista das maiores criptomoedas do mundo.

O que é market cap?

O market cap é a capitalização de mercado. Isso corresponde ao valor de mercado de um ativo. Na prática, nada mais é do que:

  • (valor unitário do ativo) x (sua quantidade no mercado) = market cap

Na B3, por exemplo, o valor de mercado de uma empresa é:

  • (preço de uma ação) x (número de ações que essa empresa tem) = valor de mercado

No caso das criptomoedas, a soma é a mesma:

  • (valor unitário da cripto) x (quantidade dela no mercado) = market cap

Importância do market cap para definir as maiores criptomoedas do mundo

O market cap é muito importante para a definição das maiores criptomoedas mundiais, pois ele ajuda a entender o potencial de crescimento de cada uma delas, e ainda indica se uma cripto é mais estável comparada à outra.

Vale lembrar que o mercado dos criptoativos é muito volátil, o que significa que ele sobe e desce com muita intensidade, parecido com as ações na Bolsa.

As 10 maiores criptomoedas do mundo

Confira abaixo quais são as maiores criptomoedas do mundo, de acordo com a plataforma de cotações CoinMarketCap (considerando o valor de mercado). É importante ter em mente que esses valores mudam com bastante frequência. Portanto, é sempre bom chegar direto nas plataformas para saber quais são os preços naquele momento.

Criptomoeda Market Cap do dia 14/3/2022(bilhões de US$)
Bitcoin (BTC) 732
Ethereum (ETH) 303
Tether (USDT) 80
Binance Coin (BNB) 60
USD Coin (USDC) 52
XRP (XRP) 36
Terra (LUNA) 33
Cardano (ADA) 26
Solana (SOL) 25
Bionance USD (BUSD) 18
Fonte: CoinMarketCap/Considerando as cotações do dia 14/3/2022

No total, são quase 10 mil criptomoedas diferentes, somando em média US$ 1,8 trilhão. Só o bitcoin e o ethereum juntos representam quase 60% desse valor, sendo então, as criptos mais estáveis e sólidas desse mercado.

Já as outras criptos da lista mudam bastante, conforme o mercado. Essas mudanças estão relacionadas com o market cap de cada uma delas. Por elas terem um valor total menor, elas mudam sua posição na lista.

Posso comprar as maiores criptomoedas do mundo?

Claro que você pode comprar, mas como qualquer investimento, é preciso estar atento à volatilidade do mercado. Além do mais, é necessário entender como as criptos funcionam e quais são as particularidades de cada uma delas. Assim como elas podem trazer grandes ganhos, também pode ocorrer o contrário e perder o valor investido.