O Banco Central (BC) liberou em 14 de fevereiro, a ferramenta Valores a Receber, por meio da qual a população pode consultar se tem dinheiro a receber e resgatar de instituições financeiras. Na oportunidade também foi divulgado um calendário para que essas consultas e resgates sejam feitos.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode acessar nesse momento o site valoresareceber.bcb.gov.br e conferir, informando CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa se há algum valor disponível para ser resgatado.

Se houver algum dinheiro disponível, o usuário será orientado a retornar ao site em nova data a fim de verificar qual é o valor, referente a que é esse dinheiro e realizar os procedimentos para resgatá-lo. O calendário está previsto para começar no dia 7 de março. Veja abaixo.

Datas para consultar e resgatar valores

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate)
Antes de 1968 7 a 11/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3
Após 1983 21 a 25/3
Fonte: Banco Central/Valores a Receber

E atenção: quando receber o agendamento, é importante confirmar se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

E seu eu perder a data, o que faço?

Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Além dessa primeira data, será possível voltar no sábado da repescagem. Veja o calendário da repescagem abaixo:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 12/3
Entre 1968 e 1983 19/3
Após 1983 26/3
Fonte: Banco Central/Valores a Receber

A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Se o cidadão perder também o sábado de repescagem, ele poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

E caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não se preocupe, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Como acessar o Valores a Receber?

Nessa primeira consulta, que já está liberada aos cidadãos, apenas o CPF e a data de nascimento são necessários, mas a partir do segundo momento o cidadão precisará do login Gov.br para consultar o relatório detalhado.

Veja o passo-a-passo para consultar e resgatar os valores na data e período de seu agendamento:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  2. Volte no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
  3. Se você perder sua data e período de resgate, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima.
  4. Se você também perder seu sábado de repescagem, vá até valoresareceber.bcb.gov.br a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Fique atento para não cair em golpes

  • O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br;
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!