Nesta semana, o Governo Federal lançou uma grande novidade na área de segurança digital e que vai ser muito útil para os brasileiros. A plataforma Celular Seguro vai permitir aos usuários bloquear seus dispositivos roubados, tornando-os um verdadeiro pedaço de metal sem utilidade.

Reprodução/internet
Reprodução/internet

Celular Seguro promete ser de grande utilidade

O site e aplicativo do Celular seguro terá integração com a conta Gov.br do usuário e ao ser acionado pela vítima de furto, poderá ser bloqueado em 10 minutos. Aplicativos de bancos também são bloqueados, impedindo que as perdas do usuário sejam ainda maiores.

Para ter acesso ao Celular Seguro, o usuário deve se cadastrar previamente. Desta maneira, ao ser furtada, a vítima poderá acessar o sistema para inutilizar o dispositivo.

Ao ser acionada, a ferramenta faz o bloqueio total do aparelho, incluindo os apps de bancos e as mensagens SMS do aparelho. Tudo isso de maneira rápida e eficiente.

Celular Seguro: Como bloquear meu dispositivo roubado?

Abaixo, você confere o passo a passo de como bloquear seu celular utilizando a nova plataforma do Governo Federal:

  1. Baixe o aplicativo: Inicie o download do aplicativo Celular Seguro na loja de aplicativos do seu dispositivo, seja na Google Play para Android ou na App Store para iOS.
  2. Login na conta Gov.br: Faça o login utilizando sua conta Gov.br. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criar uma. Após o login, leia os termos de uso e clique em "Concordo".
  3. Cadastro de pessoas de confiança e número de celular: Na página inicial, realize o cadastro de pessoas de confiança e registre o número de celular. No mesmo local, você encontrará o botão para registrar a ocorrência.

Tome cuidado ao cadastrar pessoas de confiança

Escolha com muito cuidado as pessoas de confiança que serão cadastradas na plataforma. Elas serão as responsáveis por visualizar seu aparelho em seus perfis e criar ocorrências em seu nome, caso necessário.

Lembrando que não há um limite de dispositivos que podem ser cadastrados, contudo, a linha do celular deve estar vinculada ao CPF do dono, para que os alertas sejam emitidos.

Como como registrar ocorrência em caso de furto?

Em casos de roubo, furto ou perda, você ou a pessoa de confiança designada pode relatar a ocorrência pelo aplicativo ou pelo site, seguindo estas etapas:

  1. Selecione o número do dispositivo: Escolha o número do aparelho em "Meus Telefones" ou "Telefones de Confiança".
  2. Preencha os detalhes do incidente: Registre o que, quando e onde o problema ocorreu. O sistema gerará um número de protocolo, composto pela data do registro, número do telefone bloqueado e CPF do solicitante.
  3. Após o registro da ocorrência, o aplicativo integra-se às instituições participantes para bloquear o dispositivo junto às operadoras de telefonia e aos serviços financeiros vinculados a bancos e financeiras.

O Celular Seguro se destaca como uma ferramenta eficaz para proteger a população brasileira diante do aumento dos casos de roubo de aparelhos e de seus possíveis impactos financeiros. Esteja pronto para agir rapidamente em situações adversas, garantindo a segurança de seus dados e informações.