Logo mais, às 15h desta terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública fará o lançamento de um novo site e aplicativo, que visa inutilizar os celulares roubados. Desta forma, quem tiver o celular furtado, basta entrar na plataforma e fazer o bloqueio não só do aparelho, mas também dos aplicativos bancários e linha telefônica. Desta forma, o dispositivo é transformado em um pedaço de metal ou plástico que não servira para nada.

Celular roubado
Celular roubado

Plataforma vai transformar o celular roubado em peso de papel

A plataforma Celular Seguro terá um site e também aplicativo para Android e iOS. Para fazer o registro na plataforma, basta acessá-la com sua conta do gov.br. A nova ação lançada pelo Governo Federal terá o apoio da Anatel e da Febraban, Federação Brasileira de Bancos. As instituições financeiras e entidades privadas também encabeçam essa parceria.

Mas devemos lembrar que antes mesmo deste lançamento, já era possível inutilizar o aparelho através do IMEI, uma espécie de documento de identidade do dispositivo.

Veja o que disse o Ministério da Justiça e Segurança Pública em seu comunicado:

"Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado".

Ricardo Cappelli, secretário da pasta já havia feito o anúncio do lançamento através de suas redes sociais no último sábado (16):

‘’Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.’’

E então, o que você achou deste novo lançamento do Governo Federal? Será que diminuirá o número de roubos de celular no Brasil? Ou servira apenas para amenizar as perdas? Deixe um comentário para nós!