A partir de janeiro de 2024, o governo vai começar a bloquear o Bolsa Família. É isso mesmo que você leu, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, beneficiários do programa social que não estiverem dentro das normas e apresentarem inconsistência nos dados do CPF no CadÚnico, terão seu pagamento bloqueado.

Bolsa Família
Bolsa Família

Governo vai bloquear cadastros do Bolsa Família

Para fazer o desbloqueio do Bolsa Família, o beneficiário precisa regularizar a sua situação com a Receita Federal. Contudo, se essa regularização não for feita em até 6 meses, o benefício é cancelado. A medida visa garantir que apenas pessoas elegíveis e que realmente precisam recebam o benefício.

O Ministério do Desenvolvimento Social destaca que para esclarecimentos sobre o CPF e o Bolsa Família, contate o Disque Social 121. Problemas similares resultaram no bloqueio de novas famílias desde agosto.

Todas as famílias serão informadas sobre o status do CPF e receberão orientações para resolver a questão. A notificação será feita via aplicativo do Bolsa Família (Android e iOS) e pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Como fazer o desbloqueio do Bolsa Família?

Primeiramente, o cidadão deve verificar sua situação através do CPF com a Receita Federal. Após regularizado, o beneficiário precisa atualizar o cadastro no CadÚnico.

Lembramos que a regularização do CPF pode ser feita diretamente no site da Receita Federal. Acesse o site da Receita Federal e clique em "Meu CPF". Escolha "Atualizar CPF" e siga as etapas indicadas. Você pode regularizar o CPF suspenso clicando em "Regularizar CPF" no mesmo site. Caso prefira, pode fazer a regularização presencialmente em uma unidade da Receita Federal, agendando o atendimento previamente. O tempo médio de espera é de 15 minutos.

Então, gostou da notícia?