O Banco Central liberou nessa segunda-feira, 14 de fevereiro, o acesso ao Sistema Valores a Receber, por meio do qual a população pode conferir se tem dinheiro a receber de instituições financeiras. O serviço pode ser acessado no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

Num primeiro momento, o cidadão conseguirá apenas verificar se tem algum dinheiro para receber ou não. Se houver, ele será orientado a retornar ao site, em uma data específica, para então acessar relatórios contendo detalhes como quantia e como resgatar o valor.

Nesse primeiro momento, a consulta ao sistema exige apenas o CPF e a data de nascimento (veja na imagem abaixo). No segundo momento, porém, será exigido o login no sistema Gov.br do governo federal. E não apenas isso, mas login nível ouro ou prata.

Créditos: Reprodução/Banco Central
Créditos: Reprodução/Banco Central

Mas o que é o Sistema Gov.br? O que são esses níveis de login, quais são eles e como obtê-los? Tudo isso vamos explicar abaixo.

O que é a conta Gov.br?

Ela é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

A conta Gov.br pode ser utilizada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.

Ela tem três níveis de segurança e acesso, veja quais são:

Bronze:

  • Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
  • Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais

Prata:

  • Login único para um grande número de serviços digitais;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Ouro:

  • Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.

Passo a passo para criar conta na Gov.br

Os cidadãos que ainda não tiverem uma conta no sistema Gov.br poderão criá-la. Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo (Android ou iOs) e todo processo é bastante simples.

Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.

O nível da conta criada dependerá da quantidade de informações disponibilizadas. Usuários que só fornecerem as informações mais básicas, como nome e CPF terão uma conta bronze. Se ele fornecer foto (para futuros reconhecimentos faciais), ele já consegue uma conta prata. E se todos os dados forem fornecidos, ele terá direito a uma conta ouro.

Minha conta Gov.br está desatualizada, o que fazer?

Para aqueles que já possuiam conta no Gov.br e que ao baixar o aplicativo até conseguem acessá-lo, mas notam que faltam dados ou que eles estão desatualizados, há a possibilidade de atualizá-los para que se possa elevar o nível da conta.

Para isso, porém, é preciso acessar o site da Receita Federal, e mais especificamente o serviço de alteraçao de Dados Cadastrais no CPF. Depois de preencher um formulário, o usuário precisará enviar alguns documentos comprovatórios para o e-mail que será indicado conforme a região do país em que a pessoa vive.

O processo, porém, é bastante simples. Fotos dos documentos solicitados, em geral, já bastam para ter o cadastro ajustado e, se depois da análise da Receita Federal, a conta Gov.br será atualizada.