As criptomoedas são um meio de pagamentos descentralizado. Ou seja, não há intermediário como por exemplo o banco ou empresa. Sendo assim, qualquer pessoa pode criar quantas contas quiser, e o melhor, de graça. As contas são associadas a uma senha ou chave que permite certificar quem é o dono do endereço correspondente e dos fundos contidos nesta conta.

O que permite controlar essas contas e fundos de criptoativos são as carteiras ou bolsas de criptomoedas. São softwares especiais que auxiliam no controle das contas de criptomoedas. Através deles, é possível enviar e receber pagamentos a partir de qualquer lugar do mundo. As carteiras de criptomoedas possibilitam armazenar moedas digitais com segurança.

Confira a seguir alguns tipos de carteiras.

Hot Wallet

Hot Wallets são carteiras on-line que funcionam em aparelhos conectados à Internet. Essa conectividade pode gerar fragilidade, pois essas carteiras geram as chaves privadas para que suas moedas se mantenham conectadas à internet nesses aparelhos. Quem usa hot wallets sem segurança adequada, pode ter seus ativos roubados. Não ocorre com frequência, mas pode acontecer de várias maneiras.

Cold Wallet

Essa carteira é a opção mais segura para guardar criptomoedas, pois ela não é conectada à internet e, por isso, o risco da carteira ser invadida é muito menor. Essas carteiras também são conhecidas como offline wallets ou hardware wallets.

Uma das maneiras mais seguras de manter a criptomoeda offline é a paper wallet. É um tipo de cold wallet que você pode gerar em alguns sites, onde ela produz chaves públicas e privadas que você imprime em um papel, podendo ter acesso às criptomoedas nesses endereços.

  • O hardware wallet é um drive de USB que guarda as chaves privadas do usuário com segurança. Comparando com hot wallet, existem várias vantagens, isso porque não é afetado por nenhum vírus que pode surgir no computador do usuário, uma vez que as chaves privadas nunca entram em contato com a rede ou software potencialmente vulnerável.
  • Cold wallets são considerados mais seguros. Contudo, na maioria das vezes, é preciso um pouco mais de compreensão para as usar. Para quem tem interesse em ter criptoativo, é necessário saber como guardar com segurança e os conceitos de hot e cold wallets.

As carteiras de criptomoedas são seguras?

Dependendo da forma que você usa, algumas são mais seguras do que outras. As chaves privadas são a única maneira de ter acesso aos bitcoins associados a elas. Portanto, se você perder as suas chaves privadas ou se elas forem adulteradas, corre um sério risco de perder os seus bitcoins. Então, o modo de guardar as suas criptomoedas com segurança é evitar que alguém tenha acesso a essas chaves e também evitar perder as chaves.

A recomendação é evitar usar carteiras de criptomoedas desconhecidas e sempre fazer um backup seguro da sua criptomoeda.

No geral, uma carteira de papel estabelecida sem uma conexão com a Internet e com a sua chave armazenada em uma folha de papel impressa e mantida em segurança, são normalmente uma das maneiras mais seguras de armazenar as criptomoedas. Porém, essa funcionalidade é muito mais lenta do que fazer uma carteira online.