A funcionalidade de utilizar o Pix com cartão de crédito ainda não foi oficialmente lançada pelo Banco Central, assim como o Pix Automático e o Pix Agendado, recém-divulgados. Entretanto, alguns bancos já disponibilizam essa opção para seus clientes, e ela está no radar do Banco Central. É uma função extremamente útil, mas precisamos fazer algumas considerações sobre ela.

O Pix Automático e o Pix Agendado: Qual a diferença entre esses tipos de pagamento?

Nessa ferramenta, ao invés do valor ser debitado automaticamente da conta, como no Pix convencional, ele será lançado na fatura mensal do cartão de crédito do banco do usuário. Permitindo que o mesmo pague o valor apenas na próxima fatura.

Essa modalidade assemelha-se ao uso do cartão de crédito comum, em que o valor total é recebido pelo destinatário, e quem efetua o pagamento pode optar por parcelar o valor, em alguns casos, em até 12 vezes, conforme as condições oferecidas pelo banco.

Entretanto, é importante ressaltar que, diferentemente do Pix padrão, essa função não é gratuita. Como é uma opção oferecida pelas instituições financeiras, podem existir cobranças de juros e taxas associadas ao uso do Pix via cartão de crédito, e esses encargos podem variar de um banco para outro.

Quais bancos oferecem a função de Pix com cartão de crédito?

Por não ser regulamentada, essa função ainda é restrita e está em fase de estudo por várias empresas. O Banco do Brasil, por exemplo, possui uma funcionalidade similar chamada BB Parcela Pix, que utiliza o empréstimo pessoal para permitir o parcelamento.

Os outros bancos que oferecem essa opção estão vinculados ao limite do cartão de crédito. O Nubank, Itaú, Bradesco e Santander são alguns dos bancos que oferecem essa facilidade para seus correntistas.

E você, já conhecia a função de fazer PIX com o cartão de crédito? Qual o seu banco? Deixe um comentário para nós.