Parece mentira, mas a primeira metade de 2022 já passou e com ele se foram algumas datas importantes dentro do calendário nacional. Algumas, inclusive, muito esperadas pelos brasileiros, como os feriados. Entre eles, esteve o Carnaval, depois disso o feriado da Paixão de Cristo (15 de abril) que caiu em uma sexta-feira, além de alguns pontos facultativos que, para muitos, representaram feriados.

Mas a segunda metade desse ano, ou o segundo semestre, reserva ainda algumas datas importantes: restam ainda 5 feriados e 1 ponto facultativo. Dos feriados, 4 cairão em dias de semana e um será no domingo. O ponto facultativo, por sua vez, cairá numa sexta-feira. Veja abaixo.

Feriados do 2º semestre

Os feriados que ainda restam no calendário são o da Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

O ponto facultativo previsto é o do Dia do Servidor Público (28 de outubro). Além disso, podemos considerar também - ainda que não estejam no calendário - os dias 24 e 31 dezembro, véspera de Natal e de Ano Novo, que costumam ser considerados como ponto facultativo, pelo menos na parte da tarde e noite, para boa parte das empresas brasileiras.

Abaixo, veja o calendário calendário nacional oficial completo e também o calendário dos feriados bancários e da bolsa de valores do brasil, a B3.

Calendário Nacional Oficial

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS NACIONAIS
Data Feriado Ponto Facultativo
1º de janeiro - sábado Confraternização Universal
28 de fevereiro - segunda-feira Carnaval
1º de março - terça-feira Carnaval
2 de março - quarta-feira Quarta-feira de cinzas*
15 de abril - sexta-feira Paixão de Cristo
21 de abril - quinta-feira Tiradentes
1º de maio - domingo Dia Mundial do Trabalho
16 de junho - quinta-feira Corpus Christi
17 de junho - sexta-feira Extensão do Corpus Christi
7 de setembro - quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro - quarta-feira Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro - sexta-feira Dia do Servidor Público
2 de novembro - quarta-feira Finados
15 de novembro - terça-feira Proclamação da República
25 de dezembro - domingo Natal
*Ponto facultativo até às 14 horas
Fonte: Ministério da Economia

Feriados bancários em 2022

Veja abaixo a lista completa dos feriados bancários de 2022, divulgados pela Febraban.

Data Dia Semana Feriado
01 de janeiro sábado Dia Mundial da Paz
28 de fevereiro segunda-feira Carnaval
01 de março terça-feira Carnaval
15 de abril sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
21 de abril quinta-feira Tiradentes
01 de maio domingo Dia do Trabalho
16 de junho quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quarta-feira Nossa Srª Aparecida
02 de novembro quarta-feira Finados
15 de novembro terça-feira Proclamação da República
25 de dezembro domingo Natal
Fonte: Febraban

Feriados da B3

Calendário Feriados da B3 - 2022
Dia e Mês Dia da Semana Evento Observação
1º de janeiro sábado Confraternização Universal (Ano Novo) / New Year's Day
28 de fevereiro segunda-feira Carnaval
1º de março terça-feira Carnaval
2 de março quarta-feira Quarta-feira de Cinzas Horário especial de negociação: mercado de capitais inicia às 13h
15 de abril sexta-feira Paixão de Cristo
21 de abril quinta-feira Tiradentes
16 de junho quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quarta-feira Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro quarta-feira Finados
15 de novembro terça-feira Proclamação da República
30 de dezembro sexta-feira Véspera de Ano Novo antecipada
Fonte: B3

Feriados estaduais e municipais

Mas esses não serão os únicos feriados a serem realizado ao longo de 2022, porque a legislação vigente no Brasil os divide em civis e religiosos e ainda em federais, estaduais e municipais e esses dois últimos também serão observados nas respectivas localidades.

No caso dos Estados, cada um deles pode escolher uma "data-magna", ou seja, eles não podem criar novos feriados, mas podem escolher a data mais apropriada para um deles. Já aos Municípios é permitido escolher até 4 datas, sendo que uma delas deve ser, necessariamente, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão.

Nos feriados decretados, agências bancárias não têm atendimento ao público. Assim, contas que vencem em alguma destas datas passam automaticamente a vencer no dia posterior.

Saiba mais sobre os feriados do 2º semestre

Abaixo, saiba um pouquinho mais sobre cada um dos feriados nacionais que ainda acontecerão em 2022.

Independência do Brasil

O Dia da Independência é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português, fato que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 após uma série de acontecimentos que começaram ainda em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Nessa data, conta-se que o grito de independência foi dado às margens do riacho Ipiranga, por Dom Pedro I. Assim, ele deu fim a 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. A princesa Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, teve um papel importante, enviando uma carta a Dom Pedro I que estava em viagem rumo a São Paulo, orientando-o para a necessidade da declaração de independência.

Assim o Brasil não precisou que se tornar um subordinado de Portugal outra vez e Dom Pedro não precisou voltar à Portugal como exigiam as autoridade portuguesas.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e uma das principais santas do catolicismo. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro. A data foi instituída oficialmente por meio da Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980 porque nesse dia já eram comemoradas outros fatos, como a chegada de Cristóvão Colombo às Américas. Essa também foi a data da posse de Dom Pedro I como o primeiro Imperador do Brasil, em 1822.

Dia do Servidor Público

Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

A ideia é comemorar e homenagear a atuação dos servidores que são responsáveis pela promoção da cidadania e dortalecimento da democracia, pessoas que servem à sociedade, garantindo a todos os brasileiro o acesso aos serviços públicos.

Finados

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro e é uma tradição que data do século II, quando alguns cristão já rezavam pelos falecidos e pelos mortos já esquecidos, visitando também os túmulos de mártires por volta dessa época do ano.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.

Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

O feriado foi instituído pela Lei nº 662 de 06 de abril de 1949.

Natal

E o Natal, por sua vez, para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus no dia 25 de dezembro. O nascimento de Jesus é descrito no Novo Testamento da Bíblia. A narrativa conta que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.