Os brasileiros não estão tendo muita folga em 2022, mas o mês de novembro está especial. Segundo a portaria do Ministério da Economia que estabelece os dias de descanso no calendário oficial nacional, publicada no Diário Oficial da União, haverá poucos feriados prolongados - aqueles que caem na terça ou na quinta-feira - e alguns deles já aconteceram. Mas em breve há um deles.

O primeiro foi o Carnaval, que na verdade é ponto facultativo, porém, grande parte das empresas opta por conceder a folga aos colaboradores. Depois disso, nessa quinta-feira, dia 21 de abril, foi o feriado de Tiradentes.

Agora, o próximo feriado nacional prolongado será apenas em novembro. No dia 15, quando comemora-se a Proclamação da República. O feriado cairá numa terça-feira.

Naturalmente, ao longo do ano, há ainda aqueles feriados que caem em segundas, quartas ou sextas-feiras, e também há algumas comemorações que acontecerão no fim de semana, como é o caso do 1º de maio - Dia do Trabalhador - um domingo. Além disso, há feriados municipais e estaduais. Para os gaúchos, por exemplo, o tradicional 20 de setembro cairá numa terça-feira.

Abaixo, confira o calendário nacional completo.

Os feriados nacionais

De todos os feriados nacionais, três serão celebrados nos fins de semana, começando com 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que foi num sábado. Dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão no domingo.

Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Confira abaixo o calendário completo:

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS NACIONAIS
Data Feriado Ponto Facultativo
1º de janeiro - sábado Confraternização Universal
28 de fevereiro - segunda-feira Carnaval
1º de março - terça-feira Carnaval
2 de março - quarta-feira Quarta-feira de cinzas*
15 de abril - sexta-feira Paixão de Cristo
21 de abril - quinta-feira Tiradentes
1º de maio - domingo Dia Mundial do Trabalho
16 de junho - quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro - quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro - quarta-feira Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro - sexta-feira Dia do Servidor Público
2 de novembro - quarta-feira Finados
15 de novembro - terça-feira Proclamação da República
25 de dezembro - domingo Natal

*Ponto facultativo até às 14 horas.

Vale lembrar ainda que, pela legislação brasileira os dias 24 e 31 de dezembro também são considerados pontos facultativos após as 14 horas.

Feriados estaduais e municipais

A legislação vigente no Brasil divide os feriados em civis e religiosos e ainda em federais, estaduais e municipais e esses dois últimos também serão observados nas respectivas localidades.

No caso dos Estados, cada um deles pode escolher uma "data-magna", ou seja, eles não podem criar novos feriados, mas podem escolher a data mais apropriada para um deles. Já aos Municípios é permitido escolher até 4 datas, sendo que uma delas deve ser, necessariamente, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão.

Com informações Agência Brasil.