Os feriados bancários mexem bastante com a rotina e a organização financeira dos brasileiros. Por isso, saber quando será o próximo feriado é importante. Conhecendo-o, é possível se antecipar em relação as contas que precisam ser pagas, entre outros compromissos.

E é preciso ficar alerta, pois enquanto algumas datas são consideradas ponto facultativo no calendário de feriados nacional, para os bancos essas datas são tratadas como feriado mesmo, ou seja, não há nenhum tipo de expediente ou atendimento aos clientes.

Esse foi o caso, por exemplo, do Carnaval, que caiu nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, datas em que muitas pessoas já recebem seus salários e já possuem contas a pagar.

Então, confira abaixo o calendário de feriados bancários de 2022.

Feriados bancários em 2022

Veja abaixo a lista completa dos feriados bancários de 2022, divulgados pela Febraban.

Data Dia Semana Feriado
01 de janeiro sábado Dia Mundial da Paz
28 de fevereiro segunda-feira Carnaval
01 de março terça-feira Carnaval
15 de abril sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
21 de abril quinta-feira Tiradentes
01 de maio domingo Dia do Trabalho
16 de junho quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quarta-feira Nossa Srª Aparecida
02 de novembro quarta-feira Finados
15 de novembro terça-feira Proclamação da República
25 de dezembro domingo Natal
Fonte: Febraban

O próximo feriado, portanto, acontecerá em junho, no dia 16, quando comemora-se Corpus Christi. No calendário nacional essa data é considerada Ponto Facultativo, porém, para os bancos será feriado.

Como pagar as contas em dia nessas datas?

A orientação é para que a população utilize preferencialmente os canais digitais nesses dias, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Além disso, a modalidade Pix não sofre nenhuma alteração e mesmo nos feriados ela pode ser usada para fazer transferência de valores instantaneamente. Outra alternativa ainda são os caixas eletrônicos.

No caso das contas que forem pagas por meio de boleto, como água, luz e telefone, entre outros carnês, é preciso ficar atento pois o pagamento - mesmo que feito no fim de semana ou no feriadão - só será compensado no primeiro dia útil.

Mas, segundo a Febraban, aquelas que têm vencimentos nos fins de semana e feriados, normalmente podem ser pagas no primeiro dia útil sem que seja cobrado nenhum acréscimo de juros por isso. É como se a data de vencimento fosse automaticamente adiada para o primeiro dia útil após o feriado.

Outra alternativa ainda, é adiantar o pagamento. De acordo com a Febraban, geralmente os boletos são gerados com pagamento estimado para o 1º dia útil depois da data em que não haverá expediente bancário. Entretanto, se a conta vence antes disso, o melhor que você pode fazer, é pagar antes.

Já para aqueles clientes que aproveitam os feriados e passam mais tempo viajando, mas que não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da FEBRABAN. Basta acessar o site Busca Banco e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejados.