Já estamos no fim de 2022 e naturalmente o brasileiro já está de olho no calendário de 2023, para saber quando serão os feriados. E é bom mesmo se organizar, seja pra tirar aquelas férias, fazer uma viagem ou mesmo para saber em quais dias será possível ter um descanso a mais no caso daqueles que trabalham.

O calendário oficial de do próximo ano, ainda não foi divulgado pelo Ministério da Economia. Isso deve acontecer mais próximo da virada apenas. No entanto, algumas datas são estabelecidas por lei como feriado e, portanto, já é possível ter uma noção de quais serão esses dias.

Ficou curiso? Veja o calendário abaixo.

Feriados de 2023

Os feriados que já se pode prever para 2023 são os seguintes.

Data Dia da Semana Feriado
1/1/23 domingo Confraternização Universal
20/2/23 segunda-feira Carnaval
21/2/23 terça-feira Carnaval
7/4/23 sexta-feira Paixão de Cristo
21/4/23 sexta-feira Tiradentes
1/5/23 segunda-feira Dia do Trabalho
8/6/23 quinta-feira Corpus Christi
7/9/23 quinta-feira Independência do Brasil
12/10/23 quinta-feira Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil
2/11/23 quinta-feira Finados
15/11/23 quarta-feira Proclamação da República
25/12/23 segunda-feira Natal

Como podemos ver, a maioria deles deve cair no meio da semana no próximo ano, o que alegra muitas pessoas. Apenas um - o primeiro, diga-se de passagem - cai num domingo.

Possíveis feriadões ou feriados prolongados - que iniciam na quinta e vão até domingo ou que iniciam no sábado e vão até a terça-feira - serão 6 ao total. O primeiro deles será o Carnaval - que costuma ser ponto facultativo, na verdade, mas que é considerado como um feriado pela maior parte das empresas.

Depois disso vem o Corpus Christi, em junho, a Independência do Brasil em setembro, Nossa Sra. Aparecida em outubro e Finados em novembro. Todos essa datas cairão em quintas-feiras.

Além deles há dois feriados nas segundas-feiras: Dia do Trabalho e Natal. E na sexta-feira, haverá a Paixão de Cristo (ou Sexta-Feira Santa, no domingo que antecede a Páscoa) e Tiradentes. Ambos serão em abril.

E há ainda um feriado previsto para uma quarta-feira, que é o de Proclamação da República, em novembro, dia 15. Será um bom calendário, não?

Feriados estaduais e municipais

A legislação vigente no Brasil divide os feriados em civis e religiosos e ainda em federais, estaduais e municipais e esses dois últimos também serão observados nas respectivas localidades.

No caso dos Estados, cada um deles pode escolher uma "data-magna", ou seja, eles não podem criar novos feriados, mas podem escolher a data mais apropriada para um deles. Já aos Municípios é permitido escolher até 4 datas, sendo que uma delas deve ser, necessariamente, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão.

Feriados bancários

Também ainda não foi divulgado um calendário de feriados bancários oficial, no entanto, eles costumam ser bem parecidos com o calendário nacional. A principal diferença, em geral, é que algumas datas que são consideradas como ponto facultativo para empresas e comércio, são registradas como feriado no calendário bancário.

Em breve traremos novidadde aqui nesse sentido. O calendário oficial costuma ser divulgado no fim de cada ano pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Feriados 2022

Se você quiser ter uma ideia, comparar ou mesmo relembrar alguns dos feriados que já rolaram em 2022 ou que ainda estão por acontecer nesses últimos meses, veja abaixo o calendário de feriados de 2022:

Data Feriado Ponto Facultativo
1º de janeiro - sábado Confraternização Universal
28 de fevereiro - segunda-feira Carnaval
1º de março - terça-feira Carnaval
2 de março - quarta-feira Quarta-feira de cinzas*
15 de abril - sexta-feira Paixão de Cristo
21 de abril - quinta-feira Tiradentes
1º de maio - domingo Dia Mundial do Trabalho
16 de junho - quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro - quarta-feira Independência do Brasil
12 de outubro - quarta-feira Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro - sexta-feira Dia do Servidor Público
2 de novembro - quarta-feira Finados
15 de novembro - terça-feira Proclamação da República
25 de dezembro - domingo Natal

Com informações: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais