Se você estava pensando em comprar um carro elétrico e viu a recente promoção feita pela Peugeot no bonito modelo e-2008, sinto muito, mas o carro não está mais disponível para compra.

O SUV elétrico que tinha o preço mais acessível do Brasil neste mês de dezembro, na casa de R$ 159.990, esgotou em poucos dias nas concessionárias de todo o país. Lançado no final de 2022 aqui no Brasil, o modelo teve preço inicial de R$ 259.000 e acabou "encalhando" nas vendas. Agora, por R$ 159 mil dando outro veículo na troca, o brasileiro ficou mais empolgado e comprou as unidades em estoque.

Vale lembrar que na Europa (o e-2008 é produzido na Espanha) a Peugeot já lançou o novo e-2008 com um facelift, algumas modificações na dianteira do carro.

A decisão estratégica da Peugeot de impulsionar as vendas do e-2008 neste final de ano deu certo, especialmente diante da iminente entrada em vigor da cobrança de imposto de importação para veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024. Com um plano comercial mais agressivo, a montadora conseguiu zerar os estoques do elétrico que foi muito bem avaliado por canais que avaliam carros elétricos.

e-2008 era o SUV elétrico mais barato do país

Com a queda no preço para R$ 160 mil, o e-2008 superou a concorrência e desbancou Hyundai Kona EV, atualmente disponível por R$ 189.990, sendo a opção mais acessível no segmento de SUVs elétricos no país.

A diminuição nos valores também é atribuída ao fenômeno conhecido como "efeito Dolphin", resultado da acirrada competição com o modelo elétrico de entrada da BYD, disponível por R$ 149.800.

O e-2008 se mostra um padrão de carro superior ao Dolphin e isso foi visto pelos brasileiros que correram comprar as unidades disponíveis. A fábrica não informou quantos modelos foram vendidos neste mês de Dezembro, mas concessionários disseram que a quantidade ultrapassa as 1.000 unidades.

SUV Peugeot e-2008 é refinado e com tecnologia

O Peugeot e-2008, segundo veículo de passeio totalmente elétrico da Peugeot, depois do 208, apresenta uma proposta de SUV compacto e com ótimo acabamento. Com base na plataforma e-CMP, suas dimensões incluem 4.300 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.550 mm de altura e 2.605 mm de entre-eixos. As rodas de aro 18" montadas em pneus 215/55 R18 completam o visual arrojado do modelo, que não tem o estepe, apenas kit reparo.

Sob o capô, o e-2008 abriga um motor elétrico de 100 kW (136 cv) com 26,5 kgfm de torque, oferecendo três diferentes modos de condução, Eco, normal e Sport. O 0 a 100 km/h é feito em 9,9 segundos.

A bateria de íon-lítio de 50 kWh proporciona ao e-2008 uma autonomia de 234 km pelo Inmetro e 345 Km pela WLTP, com recarga rápida de 80% em até 30 minutos em estações de 100 kW. A autonomia do carro não é lá essas coisas, mas o acabamento impecável compensa a compra do carro.

O Peugeot e-2008 eleva ainda mais o padrão de conforto e sofisticação. Os bancos em couro com formato esportivo e o teto solar panorâmico elétrico são bons trunfos do modelo. Com faróis full LED e lanternas também em LED, além de assistentes de condução e permanência em faixa entregam ao SUV ótimos atributos e dirigibilidade.

A Peugeot ainda não informou quando o novo modelo elétrico da marca virá em 2024, mas com toda essa demanda pelo antigo deve acelerar o lançamento do novo e-2008 no Brasil , que pode chegar também à gasolina. É provável que o elétrico chegue com um preço mais atrativo, na casa dos R$ 200 mil, para conseguir concorrer com os BYD e não "encalhar" de novo.