A resseguradora IRB Brasil lançou nesta semana um serviço de inteligência de dados chamado de IRB+Inteligência. Conforme o comunicado divulgado pela empresa, o serviço oferece informações e estatísticas para a compreensão do comportamento do setor de seguros e resseguros, com base em dados públicos da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que é uma autarquia brasileira vinculada ao ministério da economia.

Os dados da IRB+Inteligência serão divulgados em uma plataforma aberta ao mercado, mensalmente, por meio de boletins.

Conforme o diretor de Clientes, Inovação e Marketing do IRB Brasil, Lucas Mello, "esse serviço surge a partir da necessidade de prover o mercado, e todas as pessoas interessadas nele, com informações consolidadas, confiáveis e estruturadas". Mello também disse que a equipe da resseguradora desenvolveu um painel para possibilitar o acesso rápido e dinâmico dos dados que serão postados todos os meses.

Tal painel foi batizado de Dashboard IRB+Mercado Segurador e está disponível no site da IRB Brasil gratuitamente e permite a visualização dos dados em gráficos e filtros por linhas de negócio, ano e mês.

Primeiro Boletim é divulgado

O lançamento do serviço de inteligência da resseguradora veio acompanhado pelo primeiro boletim da plataforma, chamado de IRB+Mercado, o relatório "resume as operações de seguros e resseguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep, com foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas", conforme explica a empresa.

Segundo o primeiro boletim da IRB Brasil sobre o setor, os prêmios cedidos às resseguradoras brasileiras aumentaram 28,9% em setembro de 2020 frente a esse período do ano anterior, e acumulam alta de 30,3% nos nove primeiros meses de 2020 em relação a 2019. Já os prêmios emitidos pelas resseguradoras, cresceram 17,4% em setembro, considerando o mesmo período de 2019; o relatório também mostra que houve um salto de 3,6% de janeiro a setembro de 2020.

Para o CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB, Antônio Cássio dos Santos, esses "números indicam reaquecimento das atividades".

- Veja o primeiro Boletim IBR+Mercado e o Dashboard IRB+Mercado Segurador

No final de outubro, a IBR anunciou um outro projeto, junto à bolsa de valores brasileira. Com tecnologia blockchain, as gigantes vão criar uma plataforma para permitir que operações envolvendo contratos de seguros e resseguros sejam realizadas pela internet, em questões de segundos.

IRBR3 sobe com IRB+Inteligência

Com a divulgação do serviço de inteligência dos dados sobre seu setor, a ação da IRB (IRBR3) subiu quase 5% na abertura do pregão de 23 de novembro. O papel fechou em alta de 2,87% aos R$ 7,17. Já no mês de novembro, a IRBR3 acumula alta de 16,78%.