O banco digital Nubank deu o que falar nessa quarta-feira, 26 de maio. Tanto que foi parar nos trends do Twitter. Isso porque ele concedeu um aumento do limite de crédito para diversos clientes. Entre os twitteiros, havia aqueles que estavam felizes com o aumento, os que estavam preocupados com a possibilidade de gastar mais e aqueles que não receberam aumento e por isso estavam reclamando.

Um dos tweets feitos na rede social sobre o aumento de limites do Nubank. Créditos: Reprodução/Twitter
Um dos tweets feitos na rede social sobre o aumento de limites do Nubank. Créditos: Reprodução/Twitter

Até a metade da tarde o Nubank não havia se manifestado oficialmente a respeito desse aumento repentino para tantos clientes, no entanto, isso pode ter alguma relação com o Dia dos Namorados, que é comemorado no dia 12 de junho no Brasil, e que portanto, está se aproximando.

Recentemente o banco compartilhou em seu blog um post onde explica sobre aumentos temporários de limite em função de datas comemorativas. "Em algumas datas comemorativas ou situações específicas, liberamos crédito a mais para nossos clientes", diz o texto. "Entendemos que existem certos períodos em que o cliente gasta mais", explica também o blog.

Limite é proativo e pode ser mantido

O Nubank explica ainda que análises de limites estão sendo feitas constantemente entre seus clientes, com base em informações que eles fornecem ao banco e também com base em scores de créditos disponíveis no mercado, e que por isso, nem todas as pessoas recebem esse aumento. São feitos estudos para entender quais clientes receberão.

Todo o processo é automatizado e o aumento é feito proativamente, sem que haja um pedido por parte do usuário. E em alguns casos, esse valor acaba sendo mantido pois, após o aumento temporário, o banco percebe, pelo comportamento de compras e pagamentos, que há condições para permanecer com o limite maior.

Ainda segundo o banco, em algumas situações também podem ser aprovadas compras que estejam um pouco acima do limite disponível para o cliente. "Isso acontece porque, dependendo da situação e dos valores, conseguimos ajudá-lo a evitar uma situação desconfortável na hora de finalizar a transação", diz o post no blog.

"Quando isso ocorre, enviamos uma notificação no app. É importante que o cliente fique de olho porque, nesses casos, pode ser que o limite fique negativo, uma vez que foi feita uma transação acima do valor disponível. Para continuar efetuando compras, será necessário realizar o pagamento da fatura", clarece ainda o texto.

Cláusulas alteradas

Além desse aumento de limite, vários clientes do Nubank também receberam e-mails nessa quarta-feira, 26, relacionados a uma mudança em algumas cláusulas do contrato dos cartões Nubank.

Trata-se de uma atualização dos itens 12.6, 12.7 e 12.8, referentes ao tratamento de dados no Sistema de Informações de Crédito (SCR), mantido pelo Banco Central. Veja abaixo, na íntegra, as cláusulas em sua nova redação:

  • 12.6 Você autoriza o Nubank a qualquer tempo, mesmo após a extinção do Contrato, a (i) consultar eventuais informações a seu respeito existentes no Sistema de Informações de Crédito (SCR), mantido pelo Bacen; e (ii) compartilhar com o Bacen seus dados e as informações relacionadas ao valor de seu limite de crédito, a fim de que passe a integrar o SCR. Você poderá ter acesso, a qualquer tempo, aos dados do SCR pelos meios colocados à sua disposição pelo Bacen. Você declara que eventual consulta anterior, para fins de celebração deste Contrato, contou com a sua prévia autorização.
  • 12.7 O Sistema de Informação de Crédito do Bacen (SCR) é o sistema de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país. A finalidade do SCR é fornecer ao Bacen informações sobre operações de crédito para supervisão do risco de crédito e troca de informações entre instituições financeiras.
  • 12.8 Em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelo Nubank, Você poderá pedir sua correção, exclusão ou registro de anotação complementar, mediante solicitação ao Nubank.

De acordo com o Nubank, essas alterações começam a valer a partir de 15 dias corridos da data de envio deste e-mail. O contrato completo dos cartões Nubank e outras informações podem ser conferidas no site do banco digital.