No Brasil, é normal ter que levar uma pilha de documentos sempre que é necessário resolver algo mais burocrático. Mas saiba que essa situação está para ter fim. Muito em breve os cidadãos brasileiros vão poder emitir seu Documento Nacional de Identidade (DNI).

O DNI será um documento digital que vai reunir o Título de Eleitor, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outras informações em um cadastro único digital, que estará disponível em um aplicativo de celular.

A intenção do DNI é facilitar a vida das pessoas, já que assim, não haverá mais a necessidade de andar com vários papéis e documentos para resolver alguma pendência, por exemplo.

O que é DNI? Conheça o novo documento dos brasileiros

Sendo um documento padrão para todo cidadão brasileiro, o DNI vai reunir diversos dados de identificação de uma pessoa, facilitando assim o acesso móvel a esses documentos. Nele, também estarão inclusos informações como NIS/PIS/PASEP, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão militar, Cartão Nacional de Saúde e tipo sanguíneo.

Mediante comprovação, também será possível incluir informações médicas que se referem a doenças e intolerância a medicamentos. Para casos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, será possível adicionar o símbolo do autismo no DNI.

O aplicativo será gratuito e poderá ser acessado pelo smartphone ou tablet. O governo disponibilizará esse app para Android e iOS.

É importante lembrar que o DNI será liberado aos poucos e deve estar disponível para toda a população brasileira em 2023.

Quais as vantagens do Documento Nacional de Identidade?

  • Facilidade: pelo fato do DNI poder ser acessado por smartphones ou tablets, sempre que a pessoa necessitar apresentar documentos, ela apenas apresenta seu DNI e não terá mais que carregar todos seus documentos consigo;
  • Padronização: por ser padrão para todos os brasileiros, com o DNI a validação será feita de maneira mais assertiva em casos de deslocamentos pelo país;
  • Segurança: o TSE irá implantar mecanismos de segurança para garantir que o documento tenha autenticidade e que mantenha a integridade dos dados pessoais do cidadão. O app terá uma proteção de senhas e dados biométricos pessoais, podendo ser fotos e marca d’água. Também haverá alteração do QR Code toda vez que o aplicativo for utilizado, com registro de data e hora que o documento foi acessado, evitando capturas de telas.

      O DNI irá substituir o RG ou algum outro documento?

      A resposta é não. O DNI reúne vários documentos, podendo ser acessado pelo aplicativo no celular. Portanto, ele é como se fosse uma carteira virtual, mas os documentos devem ser emitidos normalmente.

      O título de eleitor, por exemplo, deverá ser emitido e obrigatório a todos, o que muda é que, com o DNI, não precisará apresentar o papel original na hora da votação, já que ele estará em seu DNI.