Conforme os anos estão passando, vemos a modernidade e a tecnologia avançarem para assuntos e processos que eram considerados burocráticos. Uma das transformações que aconteceram no processo de modernização foi a criação da Carteira de Trabalho Digital, surgindo para dar ao cidadão facilidade ao acesso às informações dos trabalhadores brasileiros.

Mas você sabe como funciona esse documento e quais são os benefícios para a empresa e para o colaborador? Vamos entender essas e outras questões da carteira de trabalho digital.

O que é a carteira de trabalho digital?

Em primeiro lugar vamos entender o que é a Carteira de Trabalho: a Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, é um documento obrigatório para todos os trabalhadores que prestam ou irão prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou em serviços de natureza doméstica.

Resumidamente, a CTPS é um requisito necessário para aqueles que exercem atividades pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nela encontram-se todas as informações profissionais do trabalhador.

Com a publicação da portaria 1.065/2019, o documento físico, que antes era obrigatório para o registro das atividade, agora pode ser substituído pelo modelo digital e tem a mesma validade legal. Essa modalidade é possível para as empresas que utilizam o eSocial e enviam os dados de seus colaboradores para o sistema.

Desse modo, a Carteira de Trabalho Digital fica substituindo a Carteira de Trabalho impressa, podendo ser usada na identificação do colaborador, vinculando suas atividades à empresa.

Vantagens da CTPS Digital

Suas principais finalidades são as mesmas da versão física: regulamentar o trabalho do cidadão brasileiro, assegurar os direitos legais previstos na CLT e obter informações como a jornada de trabalho, a descrição do cargo, entre outros.

Uma vantagem da Carteira de Trabalho Digital é que o trabalhador não precisa solicitar outra via do documento no momento em que o espaço para anotação das atividades laborais terminar. É muito mais fácil organizar e acessar os dados de trabalho dos profissionais brasileiros, pois tudo é acessado através do site ou do aplicativo da CTPS digital.

Como acessar a carteira de trabalho digital

A Carteira de Trabalho Digital está disponível nos sistemas iOS e Android. Ela também pode ser acessada pela internet.

Mas vale ressaltar que o trabalhador que deseja solicitar a CTPS digital, primeiro deve realizar o cadastro no portal gov.br.

Passo a passo para se cadastrar:.

  • Acesse o site: acesso.gov.br;
  • Selecione a opção "Criar sua conta";
  • Preencha todos os campos com suas informações;
  • Escolha a opção para ativar sua conta, sendo por SMS ou e-mail;
  • Crie sua senha e ative sua conta no portal.

Depois que você criou a conta, já pode acessar sua Carteira de Trabalho Digital.

Se você for acessar pelo aplicativo, você deve:

  • Baixar o aplicativo oficial disponível na App Store;
  • Clicar em "Entrar" e digitar seu CPF;
  • Inserir a senha criada no momento do cadastro;
  • Confirmar as informações solicitadas.