A evolução tecnológica dos dispositivos de pagamento alinhada à pandemia da Covid-19, fez com que grande parte das pessoas adotassem o pagamento por aproximação com seus cartões de crédito. Apesar de ter facilitado bastante o método de pagamento, o pagamento por aproximação também trouxesse alguns problemas, principalmente na questão de segurança. Muitos usuários já caíram no famoso golpe da maquininha. Mais abaixo você vai poder conferir algumas dicas infalíveis para evitar cair no golpe do cartão de crédito por aproximação.

Cartão de crédito por aproximação: Como funciona o golpe da maquininha e como evitar cair nele

O famoso golpe da maquininha funciona da seguinte maneira, o golpista coloca um determinado valor na máquina de cartões e tenta aproximar do cartão de crédito de outras pessoas. Este cartão que pode estar tanto no bolso traseiro da vestimenta, como também na bolsa ou até mesmo no casaco da vítima. Como nesse método de pagamento não é solicitada senha, o valor pode ser debitado da conta da vítima automaticamente sem ela nem perceber.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Para quem ainda desconhece este método, o pagamento por aproximação funciona através da técnologia NFC que está presente tanto no cartão, como também na máquina.
Dentro desta máquina, tem um eletroíma que estimula uma bobina dentro do cartão. Isso acaba gerando uma energia que faz a comunicação entre os dois dispositivos. Está comunicação permite que as compras sejam aprovadas apenas aproximando o cartão da máquina.

Dicas para não cair no golpe do cartão de crédito por aproximação

1. É possivel limitar o valor máximo a ser gasto no método de aproximação. Tanto o banco como o usuário podem fazer isso. Contudo, esse método não impede que valores menores sejam debitados pelo golpista.

2. Use o smartphone para fazer pagamentos por aproximação. Através das carteiras digitais, o usuário ganha um extra na segurança, pois, o pagamento por aproximação com o smartphone só pode ser feito se o mesmo estiver desbloqueado. Desta forma, seria muito mais seguro, podendo deixar o cartão de crédito em casa e utilizar apenas o smartphone para pagamentos.

3. Por fim, existe uma outra dica que pode ajudar muito o usuário a se proteger contra golpes do tipo. É possivel utilizar um dispositivo que impede a transmissão do cartão para a maquininha. Esse dispositivo se chama gaiola de Faraday. Ele pode ser feito até mesmo em casa, pois, consiste em enrolar o cartão de crédito em papel alumínio, impossibilitando a comunicação do mesmo com a máquina de cartão.

Então, gostou das dicas? tem alguma outra para dar, deixe um comentário para nós.