9,1 milhões de clientes. Esse foi o total atingido pelo Banco BMG (BMGB4) no ano de 2021, o que representa uma alta de 50,5% no ano. A informação é do relatório de resultados trimestrais referentes ao período encerrado em 31 de dezembro de 2021, divulgado nessa quinta-feira, 17 de fevereiro.

Segundo o relatório, 57% desses clientes possuem produtos de crédito e o banco aumentou em 2,4 vezes a quantidade de contas nos últimos doze meses, atingindo 6,3 milhões de contas digitais, com crescimento nos indicadores transacionais e de uso do banco digital. O volume de cash in nas contas dos clientes atingiu R$ 10 bilhões ao longo de 2021.

Além disso, em termos operacionais a instituição financeira ainda comemorou outros pontos. Veja com mais detalhes abaixo.

Destaques operacionais

  • Em dezembro de 2021 foi aprovado o aumento na taxa máxima de juros para aposentados e pensionistas INSS para 3,06% ao mês no cartão de crédito consignado, que passará a afetar positivamente as receitas a partir de janeiro 2022 com a reprecificação da carteira elegível;
  • Avançando na estratégia de parceria com varejistas visando o financiamento ao consumo, até dezembro 2021 tínhamos 13 mil cartões ativos com volume transacionado de R$ 19 milhões com um parceiro. Atualmente contamos com 4 parcerias firmadas, refletindo em uma presença do Bmg em 337 lojas de varejo;
  • Reforçando nossos canais de relacionamento, lançamos em parceria com a O2OBots a venda de produtos via WhatsApp, começando pela antecipação do FGTS. Durante o mês de janeiro de 2022, foi observada uma taxa de conversão nesse canal até 6 vezes maior que a referência de mercado;
  • Em janeiro 2022, após a aprovação do Banco Central, concluímos a aquisição de 50% da AF Controle S.A., holding que detém a participação societária na Araújo Fontes Consultoria e Negócios Imobiliários Ltda. e na AF Invest Administração de Recursos Ltda;
  • Avançando no nosso foco estratégico de criar um ecossistema de investidas visando a geração de valor, anunciamos junto com a consultoria de inovação Troposlab o programa Bmg Open 2022, que irá selecionar startups para possíveis parcerias, investimentos e/ou aquisições pelo Banco;
  • Conquistamos o Prêmio Respeito 2021, da revista Consumidor Moderno, importante reconhecimento como reflexo da nossa busca constante em conhecer nossos clientes e oferecer além de serviços e produtos adequados, também um atendimento de excelência;
  • Com a estratégia voltada para o financiamento ao consumo, a carteira de varejo atingiu R$14.256 milhões, representando um crescimento de 18,1% nos últimos doze meses;

Destaques financeiros

Já entre os destaques financeiros, está o Lucro Líquido Recorrente que no ano de 2021 foi de R$ 271 milhões, em linha com o guidance. No quarto trimestre o Lucro Líquido Recorrente foi de R$ 48 milhões e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Recorrente atingiu 5,0% a.a.

Já a Margem Financeira Líquida atingiu R$ 901 milhões no 4T21 e o Patrimônio Líquido encerrou 31 de dezembro de 2021 com saldo de R$ 3.863 milhões e o Índice de Basileia atingiu 14,7%.

Veja abaixo a tabela com os principais indicadores:

Créditos: Reprodução/BMG
Créditos: Reprodução/BMG

- Veja na íntegra o relatório do Banco BMG sobre o 4T21.

Projeções para 2022 e 2023

E após a divulgação de resultados, o banco também divulgou suas projeções atualizadas tanto para o ano de 2022 quanto para 2023.

Veja abaixo a tabela para 2022:

Créditos: Reprodução/Banco BMG
Créditos: Reprodução/Banco BMG

E as perspectivas para 2023:

Créditos: Reprodução/Banco BMG
Créditos: Reprodução/Banco BMG