O Caixa Tem, polêmico aplicativo da Caixa Econômica usado por milhões de brasileiros para a gerência de pagamentos assistenciais do governo, tem apresentado recorrentes problemas operacionais. Isso porque os usuários precisam ficar muito tempo com o aplicativo em mãos para acessar as contas digitais; sendo que ele até já ficou fora do ar várias vezes na última semana.

Em 7 de abril de 2020, o presidente da Caixa se desculpou pelas falhas no sistema do aplicativo. Sendo que desde o início do pagamento do Auxílio Emergencial, os brasileiros sofrem na fila de espera virtual somente para ter acesso à conta criada pelo banco. A demora é causada pela quantidade intensa de acessos, já que além do Auxílio Emergencial, o Caixa Tem também serve para vários serviços, como saque do FGTS, recebimento do BEm, dentre outras funções bancárias (transferências e pagamentos de contas).

Caixa TEM terá fila virtual menor

Diante do problema, o banco vem divulgando novas atualizações e medidas para corrigir e tentar diminuir a demora absurda na hora de entrar no Caixa Tem. Em 7 de julho, a caixa informou a todos que a temida validade de cada seção passa a ser de 72 horas, para garantir então que haja menos pessoas na fila de espera, pois os brasileiros ficarão mais tempo dentro de suas contas digitais.

De acordo com o banco, o Caixa Tem funciona todos os dias da semana durante 24 horas por dia. Desta forma, os usuários têm a opção de entrar no aplicativo fora dos picos de acessos; quando uma nova parcela é liberada, por exemplo.

Ainda em nota divulgada no dia 7, a Caixa disse: "Devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços".

Caixa Tem recebe novo sistema

Em live transmitida no dia 9 de julho, terça-feira, foi a vez do vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa, Cláudio Salituro, esclarecer dúvidas sobre o aplicativo e passar mais informações para todos. Segundo ele, o Caixa Tem foi programado para atender um milhão de pessoas durante 12 meses; mas foi reestruturado para permitir a entrada de 40 milhões de usuários por mês durante a pandemia.

Além de ampliar a duração de cada seção para diminuir a demora, Cláudio informou durante a live que um novo sistema será incorporado no aplicativo Caixa Tem: "Conseguimos comprar um produto no mercado, na Dinamarca, que gerencia filas, foi usado para Copa do Mundo e é amplamente usado na Europa para vários shows de música", contou.

Vale dizer que alguns problemas de acessos podem ser resolvidos por meio da atualização do Caixa Tem, pois isso é necessário para acompanhar as mudanças feitas nele. Sobre isso, o vice-presidente sugere: "Sempre observem se existe uma versão atualizada antes de acessar o Caixa Tem pois diariamente, devido a alta demanda, nós estamos melhorando o aplicativo."