Começa nesta segunda-feira, 5 de outubro, o cadastro opcional das chaves do Pix nas instituições credenciadas pelo Banco Central. Os usuários poderão então usar um apelido (CPF ou e-mail, por exemplo) para facilitar a realização de transações pelo novo sistema criado pelo BC.

O Pix será uma alternativa aos atuais meios de pagamento e transferências de dinheiro, como TED e DOC que cobram tarifas e só operam em dias úteis, assim como os boletos. Funcionando 24 horas, durante os sete dias da semana (incluindo feriados), com processamento instantâneo das transações, o sistema é gratuito para pessoa física e estará disponível para todos a partir de novembro.

Conforme o BC, estão obrigadas a oferecer o Pix as instituições financeiras que tenham mais de 500 mil clientes, de forma que o novo sistema ficará disponível dentro das plataformas digitais (aplicativos e internet banking) dos grandes bancos, fintechs e outras instituições de pagamentos.

Como cadastrar as chaves do Pix?

Para fazer o cadastro das chaves, é preciso ter conta em alguma instituição financeira. Lembrando novamente que o cadastramento é opcional, sendo apenas uma ferramenta para agilizar os pagamentos e as transferências de dinheiro.

Também chamadas de "apelidos" pelo Banco Central, as chaves do Pix são dados que poderão ser incluídos na hora de fazer transferência ou pagamento, em substituição ao atual modelo de inserção de nome do banco, CPF, nome completo, número da agência e nº da conta do recebedor.

Desta forma, será possível usar o Pix mesmo que não haja uma chave cadastrada, mas neste caso o usuário terá que recorrer ao modelo atual.

O que é uma chave do PIX

Uma chave que será cadastrada no sistema e poderá ser tanto um telefone quanto um email, por exemplo. Simplesmente por meio dessas informações, já será possível realizar transferências. Assim, será possível cadastrar como chave:

  • E-mail;
  • CPF ou CNPJ;
  • Número de um telefone celular;
  • Chave criada aleatoriamente pelo sistema ou pelo usuário (indicado para quem não quer usar seus dados pessoais).

Sem que haja repetições, cada pessoa física poderá cadastrar até 5 chaves; enquanto as pessoas juríricas poderão cadastrar até 20 apelidos.

A maioria das instituições financeiras já realizaram um pré-cadastro dos apelidos do Pix para que os clientes pudessem enviar os dados de forma antecipada. Mas, o cadastro oficial começa a acontecer a partir desta segunda-feira, 5 de outubro, conforme o calendário divulgado pelo Banco Central.

O novo meio de pagamento e transferência começa a valer para alguns usuários em 3 de novembro e será lançado para todo mundo em 16 de novembro. Compartilhe isso com amigos e famliares pelas redes sociais e veja abaixo mais informações sobre o Pix: