Por meio de comunicado ao mercado divulgado nesta segunda-feira, 15 de junho, a empresa de pagamentos Cielo (CIEL3), cujos sócios majoritários são Banco do Brasil e Bradesco, informou que vai instituir um novo modelo de pagamentos e transferências via Whatsapp no Brasil. As transações já estão acertadas com o Facebook, dono do aplicativo de troca de mensagens.

Agora, nas próximas atualizações do aplicativo, aparecerá no menu a opção "pagamentos" aos usuários. De início, a novidade será liberada apenas para alguns usuários, num modelo de teste antes da implementação em massa. Com o novo formato, pagamentos poderão ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer dia do ano e o usuário poderá acompanhar o extrato de suas movimentações em tempo real no histórico de transações.

Como vai funcionar a transferência pelo Whatsapp?

Para ter acesso a novidade, o usuário deverá cadastrar um cartão de débito ou múltiplo no Whatsapp. Já comerciantes que queiram vender pelo novo sistema, deverão se credenciar à Cielo também por meio do Whatsapp. A Cielo dará mais detalhes de como isso funcionará nos próximos dias.

Já o pagamento de pessoa para pessoa somente poderá ser feito na função débito. Quando o pagamento for para comerciantes e empresas (CNPJ) serão liberadas as modalidades débito e também crédito. Os pagamentos serão feitos aos comerciantes em um dia quando a opção for débito e em dois dias na opção crédito.

A Cielo informou ainda que pessoas físicas poderão fazer transações entre si no valor máximo de R$ 1 mil e terão direito a receber até 20 transações por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. Já pagamentos para empresas não terão limite de valor.

Em outra parte do comunicado a Cielo falou sobre as taxas nas transações. "Nas transações, será cobrado do comerciante uma taxa de 3,99% por transação tanto no crédito quanto no débito. Para realizar as vendas, os estabelecimentos comerciais devem se credenciar à Cielo por meio da plataforma do WhatsApp Business, de forma simples e integrada. O uso da ferramenta dispensa a compra ou aluguel de máquinas", citou a empresa.

"Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse", disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.

- Confira o comunicado na íntegra