O Banco Central (BC) divulgou nessa qunta-feira, 20 de janeiro, seu ranking de reclamações referente ao quarto trimestre de 2021 (4T21) e o C6 Bank voltou a estar no topo da lista, pelo segundo trimestre seguido. Outra instituição que voltou a aparecer foi o BTG Pactual, que se mantem entre os três primeiros colocados desde o 2T21.

O BC divulga periodicamente os Rankings de Reclamações e o Ranking de Ouvidorias. O cálculo para elaborar essa lista utiliza como base o número de reclamações em comparação com o número de clientes que a instituição possui. A partir disso chega-se a um índice de reclamações.

Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem as instituições financeiras e consórcios mais reclamados bem como os assuntos mais frequentes. Além disso, é possível consultar a eficiência das ouvidorias dessas instituições na resolução das reclamações.

Quer saber quais foram as instituições que mais desagradaram os brasileiros no fim de 2021? Veja a lista abaixo.

Ranking de bancos e financeiras

Entre os bancos e financeiras, os três primeiros colocados foram o C6 Bank, seguido pelo BMG e pelo BTG Pactual/Banco Pan. Confira abaixo o Top 15:

Instituição financeira Índice Reclamações Clientes
C6 BANK 106,22 1.444 13.594.217
BMG 67,87 618 6.105.226
BTG PACTUAL/BANCO PAN 63,08 1.128 17.882.721
INTER 53,90 818 15.174.249
BRADESCO 25,30 2.529 99.921.260
SANTANDER 24,58 1.397 56.812.607
MERCADO CRÉDITO 21,45 590 27.495.743
ORIGINAL 17,70 635 35.869.197
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 17,66 2.564 145.144.708
PAGBANK-PAGSEGURO 15,78 345 21.860.165
BB 14.39 1.034 71.820.761
ITAÚ 12,76 1.153 90.314.397
VOTORANTIM 9,33 188 20.145.553
NUBANK 5,26 263 49.967.783
MIDWAY 2,63 28 10.613.765
Fonte: Banco Central

Demais bancos, financeiras e instituições de pagamento

Outro ranking apresentado pelo BC é o dos Demais bancos, financeiras e instiruições de pagamentos. Nesse caso, os 10 primeiros colocados foram os seguintes:

Instituição Índice Reclamações Clientes
PARATI 16.699,13 60 3.593
MASTER 952,93 122 128.025
BANCO DIGIMAIS 444,90 202 454.034
FACTA FINANCEIRA 339,53 156 459.457
NEON PAGAMENTOS 324,25 210 647,641
AGIBANK 195,92 309 1.577.152
XP 184,34 70 379.732
BARIGUI 140,74 36 255.790
BNP PARIBAS 134,90 302 2.238.538
EBANX 1102,12 48 470.025
Fonte: Banco Central

Reclamações mais frequentes

Já no ranking das reclamações mais frequentes, as "Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito" são as que mais aparecem, seguida pelos mesmos problemas relacionados às operações de crédito de uma forma geral.

Também registraram mais de 1500 reclamações as operações e serviços de uma forma geral das instituições financeiras e a oferta ou prestação de informações sobre crédito consignado, feito de forma inadequada, aparece em 4ª colocação.

Sobre o ranking

Os rankings de reclamações tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da instituição financeira que lhe prestará os serviços financeiros desejados. Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.

Incluem o ranking de instituições financeiras, divulgado trimestralmente, e o ranking de consórcios, divulgado semestralmente. As instituições são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no Banco Central. Nesse cálculo, são consideradas apenas as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação do Banco Central.

BC promoveu mudanças no ranking

Para esse último ranking divulgado, relativo ao 4T21, o Banco Central anunciou duas importantes mudanças, definidas a partir das demandas do público registradas em seus canais de atendimento.

A primeira é a inclusão das instituições de pagamento (IPs) autorizadas pelo BC entre os participantes do ranking, que já contava com bancos e financeiras. As IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.

A outra novidade é o aprimoramento dos grupos do Ranking. O grupo "Top 10" foi alterado para "Top 15", passando a incluir as 15 maiores instituições em número de clientes. O acréscimo de mais cinco entidades no grupo busca evidenciar à sociedade um retrato mais completo do mercado atual, cada vez mais dinâmico. O segmento das 'Demais instituições' permanece contemplando as entidades que não estão no rol das maiores e que tenham 30 ou mais reclamações reguladas procedentes encerradas no período.

Com informações Banco Central.