Desde 2012 já é possível fazer o CPF digital de maneira totalmente gratuita. A maneira mais fácil é fazendo o download o app CPF Digital que está disponível tanto para Android, como também para iOS. Entretanto, no dia 14 de abril deste ano, a Receita Federal anunciou a possibilidade de emitir o CPF para receber o auxílio emergencial de R$ 600, via e-mail. Neste artigo você vai aprender como fazer o CPF Digital via internet.

Como fazer o CPF Digital via internet

Primeiramente, o usuário deve baixar o app CPF Digital, para Android ou para iOS. Além de oferecer todas as ferramentas para solicitar a emissão do CPF Digital, o app conta com um atendimento virtual. Lembrando que o documento digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Além disso, para utilizar o App CPF Digital, o usuário deve fazer o cadastro biométrico.

Segue abaixo o passo a passo de como emitir o CPF Digital pelo app:

  1. Após fazer o download do app, entre e digite o número do seu CPF e sua data de nascimento.
  2. Leia e aceite os termos de uso do aplicativo.
  3. Faça a prova de vida (pisque os olhos, sorria, vire a cabeça até que o app detecte sua presença).
  4. Tire uma selfie. A foto deve mostrar bem o seu rosto pois será validada comparando os atributos do seu rosto com a base biométrica.
  5. Por fim, crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.

Como fazer CPF via e-mail

Para quem quer receber o auxílio emergencial, também é possível fazer a emissão do CPF via e-mail. Entretanto, é preciso ficar atento, pois, para cada região do país, o endereço de e-mail é diferente.

Confira os endereços de e-mail para solicitar a emissão do CPF:

Quais documentos devem ser anexados ao e-mail?

Junto a solicitação, o requerente deve anexar os seguintes documentos a fim de conseguir emitir um número de CPF online:

Maiores de 16 anos

  • RG atualizado
  • Se estiver com o RG desatualizado, anexar também a certidão de casamento ou nascimento. Carteira de trabalho e passaporte também são aceitos.

Menores de 16 anos

  • RG ou certidão de nascimento do menor e RG do responsável (pai, mãe ou tutor ou guardião judicial). No caso de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela ou guarda. Além disso são aceitos carteira de trabalho e passaporte.
  • Comprovante de endereço
  • Título de eleitor (facultativo)
  • Foto de rosto (selfie) do requerente ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), se atente para aparecer a fotografia e o número do documento legível.

Anteriormente, para emitir o CPF pela internet, apenas contribuintes com idade entre 16 e 25 anos com título de eleitor regular eram permitidos.

Então, gostou do artigo?