Saber como consultar e regularizar o CPF, ajuda o usuário a evitar problemas futuros ou surpresas desagradáveis. Veja como cuidar da situação do seu CPF sem precisar ir a alguma agência. Agora, existe mais facilidade para regularizar o CPF, depois que a Receita Federal liberou uma ferramenta somente para a consulta e regularização deste documento.

A área chamada de "Meu CPF", permite regularizar pendências de documentos suspensos, assim como atualizações de informações pessoais. Com essa ferramenta, também é possível solicitar o cartão do CPF e consultar a situação cadastral para regularizar as questões com a Receita Federal.

Manter o CPF Cadastro de Pessoa Física) regularizado é necessário para aqueles que desejam participar de concursos públicos ou ter acesso a programas do governo, como o Auxílio Emergencial. Inclusive, é obrigatório para quem for financiar imóveis ou quer abrir crediário em lojas.

Quem pode regularizar o CPF pela internet?

Nem todas as pessoas conseguem regularizar o documento pela internet, apenas quem está com a situação cadastral suspensa consegue regularizar o CPF pelo celular ou computador.

Os cidadãos que não tiveram a obrigação de entregar a declaração do Imposto de Renda Física nos últimos cinco anos ou não possuem qualquer pendência, não há necessidade de regularizar.

Para quem possui pendências com o fisco, na parte do "Meu CPF" consta um infográfico que mostra de maneira simples como se pode regularizar o documento.

Através do site da Receita Federal podem ser feitas as alterações para maiores de 16 anos ou para menores de idade, os responsáveis podem fazer essas alterações.

Como regularizar o CPF pela internet?

Pelo site da Receita Federal é possível regularizar a situação do CPF pelo computador ou pelo aplicativo.

  1. Entre no site oficial da Receita Federal e clique na opção "Meu CPF", que aparece na tela de início.
  2. Clique em "Atualizar CPF".
  3. Após abrir a tela, aparecerá informações básicas sobre o que fazer e quais as etapas para realizar esse processo. Clique na opção "Etapas para realização desse serviço".
  4. Ao abrir a opção, aparecerá algumas informações referente aos documentos, observações gerais e representação legal para auxiliar o usuário.
  5. Vá até a opção "Canais de Prestação". Depois, basta clicar no serviço "Web: Regularizar CPF que esteja suspenso".
  6. Na nova aba, preencha as informações necessárias. Os campos "Nome e Nome da Mãe" devem ser preenchidos como na Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
  7. Após preencher corretamente todas as informações pessoais, clique em "Enviar".

Vale ressaltar que pode existir a solicitação do comparecimento na agência da Receita Federal após o envio do pedido de regularização, porém é raro.

Caso você queira regularizar o seu CPF através do aplicativo disponível pela Receita Federal, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone, baixe o app "CPF Digital" e siga os passos descritos no app.