O C6 Bank está com uma novidade no seu aplicativo. Em suma, agora o cliente do banco digital pode contar com mais segurança na hora de realizar transações no app. A partir de agora, o aplicativo pode pedir que o cliente exiba o rosto para que a autenticação por biometria facial seja feita, e a transação seja confirmada.

A novidade vem integrar as regras pré-estabelecidas do C6 Bank, que reúnem diversas variáveis. Tudo isso com um único intuito: aumentar a segurança dos clientes. A partir da ferramenta de autenticação baseada em risco o banco pode acionar a biometria facial, tecnologia que usa a câmera do celular, para fazer o reconhecimento facial do usuário nas transações como TED, TEF, Pix e pagamentos de valores.

E assim, caso um rosto diferente ao do dono da conta apareça na biometria, o app é desativado naquele aparelho. De acordo com José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank, "alguém pode estar com o aparelho roubado e ter obtido a senha do app e a senha transacional, mas não conseguirá fazer movimentações na conta".

Segundo uma pesquisa Ipec/C6 Bank, feita em outubro de 2021, 1 em cada 5 brasileiros salva as senhas pessoais em bloco de notas do celular. 10% das pessoas pesquisadas já usou sequências numéricas, e 17% já escolheu a data de aniversário como senha.

C6 Bank investe em segurança no seu app

Em suma, o C6 Bank tem como uma das suas metas, estar sempre investindo em segurança para os seus clientes. Desde a criação do banco, a equipe de segurança da instituição acompanha todas as etapas de cada produto, bem como as funcionalidades do app.

Assim que o cliente abrir uma conta no C6 Bank, a biometria facial é ativada para comprovar a autenticidade do dono da conta. Além disso, o banco pede que a pessoa cadastre o seu rosto, escaneie o seu documento, e dê dados pessoais. A partir do cruzamento de informações, o C6 confere se o cliente é ele mesmo.

Em caso de negativa, o app emite um sinal de alerta, e o processo de abertura de conta é bloqueado, até que o problema seja solucionado. Assim, a biometria facial funciona como uma "prova de vida".

Ademais, vale ressaltar que o C6 Bank também coloca barreiras de segurança para impedir que um criminoso consiga acessar a conta do cliente. Em suma, a instituição foi o primeiro banco a adotar a biometria facial para autorizar que o app funcione em um determinado dispositivo.

Através do processo chamado Ativação de dispositivo seguro, o banco pede que o cliente insira a senha de 6 dígitos, e faça um reconhecimento facial, sempre que acessar o app do banco pela primeira vez com um celular novo.