Em 2021, o banco digital C6 Bank anunciou uma novidade chamada Acqua: o primeiro cartão biodegradável do Brasil, como uma forma da instituição demonstrar comprometimento com o meio ambiente.

Em nota do banco, a head de marketing e impacto social do C6 Bank, Alexandra Pain, disse o seguinte: "o lançamento do Acqua é parte de um projeto muito maior que começou a ser traçado já na criação do C6 Bank", diz. "Entendemos que é dever de toda empresa, e de toda a sociedade, zelar pela vida do planeta e garantir o futuro das próximas gerações por meio de iniciativas que incentivem mudanças de hábitos, mas também que contribuam de forma prática com a preservação da biodiversidade".

Assim, o lançamento do Acqua marca os investimentos do C6 Bank com pautas ambientais e sociais. Outra iniciativa é uma parceria com a Mastercard para plantio de 25 mil árvores até 2022, como esforço de combate a mudanças climáticas.

Mas quais são os benefícios do cartão, como cartão de crédito e débito. Será que vale a pena? Confira abaixo todas as informações sobre o novo produto:

Cartão de amido de milho

Ao ver o anúncio do cartão, muitos podem estar se perguntando qual é, afinal, a composição desse produto sustentável. Bom, segundo o C6 Bank, o cartão Acqua é feito a partir de um material biodegradável chamado PLA (ou ácido polilático), um tipo de plástico que tem como base o amido de milho.

"Plásticos usados nos cartões tradicionais são derivados do petróleo e demoram mais de 400 anos para se decompor. Já o cartão Acqua é feito com PLA, um material biodegradável desenvolvido a partir do amido de milho", explica o C6 Bank.

Segundo o banco digital, a maior parte do cartão Acqua (80%) é produzida pelo 'plástico de amido', sendo que o produto não poderia ser totalmente sustentável devido aos outros componentes, como o chip e a tarja magnética. A informação é de que o cartão demora de seis meses a dois anos para se decompor.

O Cartão Acqua

O C6 Bank anunciou no lançamento do produto que o cartão Acqua possui todas as características e vantagens dos demais cartões de crédito e débito do banco - exceto pelo fato de que o novo produto é biodegradável.

Desta forma, o diferencial do produto está mesmo na forte relação com a sustentabilidade, sendo uma alternativa para quem busca adquirir soluções da pauta, especificamente sobre as questões do uso e os impactos do petróleo.

Tendo o cartão Acqua, não há pagamento de faturas, pois ele é isento de taxas. Além disso, o usuário teria em mãos outros benefícios que o C6 Bank oferece aos clientes, como as tags de pedágio (grátis), saque sem tarifa, a conta totalmente digital, dentre outras.

Como solicitar o cartão Acqua?

Segundo o C6 Bank, o novo cartão Acqua pode ser solicitado por qualquer pessoa: tanto usuários novos quanto os atuais clientes do banco. Sendo que todo o procedimento é feito no aplicativo.

A possibilidade se estende para quem tem o cartão C6 sem anuidade, ou até mesmo a versão mais avançada do banco (C6 Carbon).

Para solicitar como novo clientes, a emissão é gratuita e a emissão ocorre após a abertura da conta digital.

Entretanto, para quem já é cliente do C6 Bank, ou seja, quem possui algum dos cartões do banco, haverá na solicitação do Acqua o pagamento de uma taxa de emissão ou será necessário pedir um cartão adicional.