A partir desta quarta-feira, 9 de março, os trabalhadores de Jaú e de Monte Mor, em São Paulo, poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Em suma, os municípios foram prejudicadas por grandes enchentes recentemente.

Sendo assim, cada trabalhador atingido pelas enchentes terá o direito de retirar até R$ 6.220. Apenas poderão sacar o FGTS, os moradores de endereços informados pela Defesa Civil dos municípios Para a Caixa.

Ademais, a retirada pode ser solicitada através do aplicativo FGTS até o dia 09 de maio, no caso de Monte Mor. Já para a população de Jaú, é possível pedir o valor até o dia 18 de maio.

Como solicitar o saque do FGTS?

Para solicitar o saque do FGTS, é necessário abrir o aplicativo do FGTS e escolher a opção "Meus Saques". Ou seja, não é necessário ir até uma agência. Os documentos poderão ser enviados através do próprio aplicativo. Tais como, a foto de documento de identidade, e o comprovante de residência em nome do trabalhador pode ser de até 120 dias antes do desastre.

Se o comprovante estiver no nome do cônjuge, será preciso enviar também a certidão de casamento, ou a escritura pública de união estável. O documento também pode ser adicionado através do aplicativo.

Ao solicitar o saque, o trabalhador pode indicar o crédito em uma conta da Caixa, ou de qualquer outro banco para ganhar os valores, sem custo adicional. O prazo para o retorno da análise é crédito em conta, se aprovado o saque, é de 5 dias úteis.

Ademais, você pode conseguir maiores informações pela internet ou via telefone, pelo número 0800-726-0207.

Quais as cidades que podem solicitar o saque do FGTS?

Por enquanto, a Caixa autorizou o saque antecipado do FGTS para 67 municípios em cinco estados. São eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O motivo da liberação, são os prejuízos que as chuvas causaram nos últimos meses.

Abaixo, confira a lista completa de cidades em que o saque do FGTS está disponível:

Estado Cidades com saque emergencial liberado
Bahia Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Porto Seguro, Santa Inês, Teixeira de Freitas, Teolândia, Ubaíra, Ubaitaba, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães;
Minas Gerais Águas Formosas, Almenara, Betim, Brumadinho, Cláudio, Congonhas, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Igarapé, Itabirito, João Monlevade, Juatuba, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Nova Era, Nova Lima, Onça de Pitangui, Poço Fundo, Pompéu, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Rio Piracicaba, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santo Antônio do Monte e São Joaquim de Bicas;
Rio de Janeiro Italva, Natividade, Porciúncula e Petrópolis. No Espírito Santo, a medida vale para os moradores de São José do Calçado;
São Paulo Campo Limpo Paulista, Jaú e Monte Mor.