Tem se tornado bastante recorrente, por parte da população brasileira, a sede por iniciar um negócio próprio e ser o chefe de um negócio. Apesar dos riscos desse investimento, os benefícios têm sido cada vez mais atrativos ao empreendedor. Porém, querer não é o suficiente: é necessário entender sobre empreendedorismo e saber de todos os detalhes para poder, de forma segura e consciente, empreender e abrir sua empresa.

Abaixo, confira as etapas necessárias para que você possa tirar o seu sonho e projeto do papel.

Começando a empreender

De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de existência. Ou seja, não adianta somente ter uma boa ideia e plano. É necessário fazer algumas considerações antes de começar a empreender.

Antes de mais nada, é preciso analisar as variáveis que podem interferir em seu negócio: Como está o mercado e a concorrência? Quais os diferenciais do seu negócio? Você possui recursos suficientes? Quais são os seus objetivos? Seus ganhos financeiros serão suficientes para manter você?

Assim que avaliar essas questões, chega o momento de iniciar o planejamento e buscar estratégias para começar o seu empreendimento. Vale ressaltar, que se você tiver uma reserva inicial para investir no seu negócio, o início desse, será muito mais tranquilo e seguro.

Essa reserva deve ser utilizada para a compra de materiais, ferramentas ou equipamentos necessários, bem como matérias-primas.

Caso você não tenha uma reserva, será necessário pensar em alternativas, como o empréstimo. Antes de contratar qualquer empréstimo, é preciso estudar bem as taxas de juros mais baixas, e as condições facilitadas.

Abrindo uma empresa

Ao passo em que você terminou o planejamento, é necessário iniciar o processo de formalização da empresa, de modo a poder começar a venda de produtos ou prestação de serviços. Além de realizar a inscrição na Previdência Social, e ter o registro como CNPJ, há várias licenças, inscrições, registros e alvarás que devem ser providenciados, para formalizar o funcionamento da sua empresa.

Vale lembrar, que os documentos precisos podem variar conforme o ramo da atividade, ou o tipo de empresa escolhido. Veja abaixo o passo a passo para abrir seu empreendimento.

Passo 01: Contrate um contador

Esse profissional orienta em relação à abertura da sua empresa, bem como ajuda na organização dos negócios e gestão das finanças. Dessa forma, você irá manter as obrigações em dia.

Passo 02: Elabore o contrato social

Esse documento possui informações como nome e a razão social da empresa, atividades da empresa, participações de capital dos sócios, entre outras. Deve possuir, obrigatoriamente, assinatura de um advogado e registro no cartório.

Passo 03: Realize o registro na junta comercial

A partir dessa etapa, o seu negócio passa a existir oficialmente. Porém, ainda não tem autorização para funcionar. O registro deve ser feito na Junta Comercial, ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado.

Passo 04: Faça o alvará de localização e de funcionamento

Esse documento é a prova de que sua empresa atende a todos os requisitos que são exigidos para o exercício da atividade. Ele deve ser feito na prefeitura do seu município.

Passo 05: Faça a inscrição estadual

Essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia, transporte intermunicipal e interestadual, bem como comércios e indústrias. A partir dela, o empreendedor recebe sua inscrição no ICMS.

Passo 06: Consiga a autorização de órgãos de regulação estaduais e municipais

Para conseguir o alvará de funcionamento, as empresas precisam de licenças e inscrições desses órgãos. Geralmente, são solicitadas licença ambiental, sanitária, e a vistoria do cumprimento das normas de segurança. A autorização de órgãos federais é exigida em casos específicos.

Sobre os valores para abrir uma empresa

Os valores irão variar. Enquanto alguns negócios começam do zero, outros demandam capital inicial alto para aquisição de produtos, ferramentas, entre outros.

Com relação às taxas tributárias, atualmente a opção mais vantajosa é ser um microempreendedor individual (MEI). Além de possuir a isenção sobre vários impostos, todos os tributos são recolhidos através de uma guia única, com valor, em média, de R$ 55 mensais. É preciso conhecer as regras do MEI para saber se você se encaixa nessa categoria.

O que não fazer na hora de abrir uma empresa?

Os principais erros que você não deve cometer na hora de abrir uma empresa, são:

  1. Não analisar seriamente o mercado da sua atividade;
  2. Não ter um planejamento;
  3. Contratar empréstimos com juros alto;
  4. Não apresentar todas as informações para a Receita;
  5. Não respeitar as leis;
  6. Não ter divisão entre finanças pessoais e contas da empresa;
  7. Não ter controle sobre o capital de giro e fluxo de caixa;
  8. Desistir nos momentos difíceis.

Vale lembrar, que empreender não é algo simples e fácil. Muitos serão os desafios que irão surgir no decorrer de sua trajetória. Porém, com planejamento e organização, você pode obter bons frutos no seu negócio.