O empreendedorismo tem sido um dos caminhos mais visados pelos brasileiros, e vale ressaltar que nem sempre é um caminho fácil. Por isso, reunimos aqui, algumas informações para que você possa analisar se sabe como se tornar um empreendedor. Confira.

Pandemia x Empreender

A crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, fez com que muitos trabalhadores brasileiros perdessem sua fonte de renda. Dessa forma, foi necessário expandir os horizontes, e na falta de emprego, buscar outras formas de sobreviver.

Diante disso, muitos brasileiros resolveram buscar no empreendedorismo, uma forma de prover seu sustento e de sua família. De acordo com os dados do Portal do Empreendedor, entre março e julho de 2020, mais de 550 mil novos microempreendedores foram registrados.

Vale ressaltar que o empreendedorismo já vinha sendo bastante procurado. Em um levantamento realizado em 2018, mais de 52 milhões de pessoas, de 18 a 64 anos, já estavam empreendendo.

O que é o empreendedorismo?

O termo foi criado no século 17, por economistas franceses (Jean Baptiste Say e Richard Cantillon). Conforme os criadores, o empreendedor é a pessoa que possui a capacidade de produzir e gerar, bem como de assumir riscos.

Dessa forma, o empreendedorismo é o ato de empreender - pôr em prática, fazer, realizar, executar. Ou seja, o empreendedor possui uma ideia do que vender, e em cima dela, ele faz um projeto de trabalho, no qual elabora um plano para abrir o próprio negócio.

Por ser um negócio inovador, com novos produtos, é muito importante buscar formas de se destacar. É dito isso, porque nem sempre empreender é uma tarefa fácil. Há muitos desafios, em relação às vendas, questões jurídicas, gestão de pessoas e finanças.

Tipos de empreendedor

Há vários tipos de empreendedor. Veja abaixo:

Empreendedor individual

O empreendedor individual é a pessoa que opta por abrir sua própria empresa, seja ela física ou virtual, e que fornece produtos ou serviços. Dentro desse grupo, há o empreendedor por oportunidade e o por necessidade. No caso do primeiro, ele percebe que há um déficit no mercado e uma chance de abrir uma empresa. Enquanto que o segundo, precisa encontrar formas para ter renda.

Empreendedor corporativo

O empreendedor possui iniciativas como dono do negócio, porém não é. Dessa forma, ele encontra os problemas, e indica soluções para a empresa.

Empreendedor de franquias

Nesse tipo de negócio, a empresa concede o direito de uso da sua marca a um empresário, o qual irá distribuir os serviços e produtos dessa marca.

Empreendedor digital

Esse tipo de negócio acontece no ambiente virtual, ou seja, só existe na internet. Exemplos dessas empresas são as lojas online, empresas de marketing digital, entre outras.

Empreendedor em série

Quando o empreendedor estrutura mais de uma empresa, e as controla, ele é considerado um empreendedor em série.

Empreendedor social

É o empreendedor que busca resolver uma necessidade social ou ambiental. Ele tem o objetivo de ter lucro ao solucionar o problema.

Quem pode se tornar um empreendedor?

Qualquer pessoa pode empreender, porém, é importante compreender que algumas características podem ser importantes nesse processo.

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedor deve possuir habilidades como: autoconfiança; capacidade de planejamento; criatividade; determinação; estar disposto a correr riscos; iniciativa; paciência; paixão pelo que faz; saber lidar com as adversidades; foco em eficiência e qualidade; saber se adaptar às mudanças; liderança; e rede sólida de contatos.

Independente se você deseja abrir um negócio sozinho ou com sócios, é importante levar em conta algumas questões, como mercado, retorno financeiro, riscos envolvidos, objetivos e concorrência.

Dessa forma, é importante sempre analisar, os pontos fortes e fracos, antes de abrir o seu próprio negócio.