A pandemia trouxe muitas incertezas e dificuldades no setor financeiro. Quem tinha uma empresa viveu, e ainda vive, dias de angústia e preocupação. Já quem pretendia abrir um negócio, viu-se diante de um cenário repleto de incertezas. Dentro dessas incertezas, a dúvida sobre se vale a pena abrir uma franquia ou não, também impera.

Abrir uma franquia possui suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Confira abaixo, informações que podem te auxiliar nessa decisão.

Vale a pena abrir uma franquia?

Os dois questionamentos, e talvez os mais importantes que você deve se fazer é: consigo fazer parte de uma rede, que possui sua cultura e filosofia, em que nem sempre a minha decisão e vontade irão imperar? Prefiro ter a minha empresa e fazer do meu jeito?

Apesar de ser um dos negócios mais bem-sucedidos do mundo, por garantir ganhos grandes aos franqueados de grandes marcas, nem todos empresários se adaptam ao modelo das franquias.

Caso você seja um empreendedor que possui dinheiro, e quer um modelo pronto, evitando assim, o trabalho de inventar coisas (como marca e tipo de negócio), abrir uma franquia pode ser o caminho mais indicado.

Porém, se você tiver um perfil mais dinâmico, que gosta de estar sempre modificando e inovando o seu negócio, o modelo de franquias pode parecer engessar a sua empresa. É dito isso, pois as franquias possuem regras, e devem seguir o padrão da marca contratada.

Para auxiliá-lo ainda mais, preparamos abaixo, as vantagens e desvantagens de possuir uma franquia. Dessa forma, você pode decidir não somente se baseando no presente, mas também no futuro. Somente com esse panorama, você conseguirá clarear as suas ideias, e focar no crescimento e lucro, ao invés de ganhar dor de cabeça.

Vantagens de possuir uma franquia

  • O empreendedor possui estabilidade por começar a trabalhar com uma marca consolidada, não precisando assim, começar do zero;
  • Aos que não possuem experiências com vendas e em comércio, a franquia pula etapas complicadas de desenvolvimento da marca;
  • A chance do negócio não dar certo é bem mais baixo, quando comparado ao negócio próprio;
  • É considerado um modelo seguro de negócio;
  • A negociação em rede auxilia a compra em escala de produtos, os quais acabam sendo mais baratos;
  • Obter empréstimo para investir na franquia é bem mais tranquilo.

Desvantagens de possuir uma franquia

  • Crescer o negócio é mais complicado;
  • Expandir o negócio também é mais difícil - dependendo da região já terá uma loja daquela rede, e dessa forma você não pode ter outra. Ao contrário do negócio próprio;
  • Tanto o risco quanto o potencial de crescimento ao ter um negócio próprio são maiores;
  • Os lucros da franquia são divididos com o franqueado e o dono da marca, enquanto que no negócio próprio isso não ocorre;
  • Quem decide o marketing da franquia é o dono da marca, e não o franqueado.

Quais as taxas de uma franquia?

Vale lembrar, que possuir uma franquia também faz com que você tenha que pagar por três taxas:

  1. Taxa de franquia: na assinatura do contrato é pago um valor x, para fazer uso da marca o receber o know-how (conjunto de conhecimentos técnicos e práticos para manter o negócio);
  2. Taxa de marketing: Costuma ser uma taxa mensal, e visa pagar a divulgação de toda a rede;
  3. Taxa de royalties: Mais uma taxa mensal, que se trata de um percentual do faturamento que deve ser pago ao dono da marca.