Muitos brasileiros não sabem, mas possuem direito a receber 6 parcelas de R$ 100 em 2024. Estamos falando o programa auxílio gás, do Governo Federal. Com o repasse dessa verba, muitas famílias conseguem adquirir esse item que é fundamental para sua sobrevivência.

O auxílio gás é pago de 2 em 2 meses aos beneficiários e para receber o benefício, é preciso preencher os requisitos do programa.

Dinheiro
Dinheiro

Quem pode receber o auxílio gás?

As 6 parcelas de R$ 100 do auxílio gás são destinadas a famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, incluindo também as famílias que recebem outros benefícios do Governo Federal. Além disso, para poder receber o benefício, é preciso estar cadastrado e com os dados atualizados no CadÚnico.

Para fazer o cadastro no CadÚnico, basta ir até a prefeitura do seu município. Desta forma o governo consegue identificar quem tem direito a receber o benefício. Após fazer o cadastro, basta aguardar a seleção, que é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social, levando em conta critérios de renda per capita e condição socioeconômica.

Se a família for considerada elegível, as parcelas começarão a ser pagas diretamente na conta poupança social digital acessível pelo aplicativo Caixa Tem (Android, iOS).

Quais os outros programas sociais do governo?

Além do pagamento de seis parcelas do auxílio gás ao longo do ano, o governo oferece uma variedade de benefícios sociais para os indivíduos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Destacam-se entre eles: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e programas de qualificação profissional.

Dessa forma, esses programas têm como objetivo proporcionar assistência financeira, assim como criar oportunidades para o desenvolvimento e a inclusão social. Manter-se cadastrado e atualizar as informações no CadÚnico abre portas para uma variedade de benefícios. Assim, tais medidas têm como propósito reduzir a desigualdade social no país.