A EDP Brasil (ENBR3) vai investir no desenvolvimento da usina fotovoltaica Monte Verde Solar. A ação deve ocorrer em conjunto com a EDP Renováveis, em um co-investimento em partes iguais. O valor que vai ser investido não foi mencionado no fato relevante.

Em suma, a usina Monte Verde está localizada no estado do Rio Grande do Norte, nas cidades de Pedro Avelino, Lajes e Jandaíra. De acordo com a EDP Brasil, o investimento tem a capacidade instalada de 209 MWac (medida para usina de geração fotovoltaica). Abaixo, confira todos os detalhes.

EDP Brasil (ENBR3) vai investir em usina fotovoltaica

Ao investir em uma usina fotovoltaica, a EDP busca ampliar a sua participação no segmento de geração solar, bem como reforçar a orientação estratégica da companhia (Plano Estratégico 2021-2025).

Ademais, o empreendimento já está outorgado, tem garantia de conexão ao sistema de transmissão, e previsão de início de operação em 2024.

De acordo com o fato relevante, "O projeto possui um PPA (contrato de negociação de energia, sigla em inglês) de 15 anos com a EDP Comercializadora, que por sua vez já alocou a energia em contratos com a mesma maturidade".

Ações da EDP Brasil na Bolsa de Madrid

A Bolsa de Madrid aprovou na última semana, o pedido de incorporação ao mercado para listagem das ações ordinárias de emissão da EDP Brasil no segmento Latibex. Dessa forma, as ações ordinárias da EDP Brasil devem ser habilitadas para a negociação na Latibex.

O início da operação deve ocorrer a partir de amanhã (27), sob o código de negociação XENBR. Em suma, a latibex é um segmento da Bolsa de Madrid, na qual são negociadas as ações de companhias latino-americanas. O segmento foi criado em 1999, e possibilita a negociação dos ativos dessas companhias através de um único mercado e uma mesma moeda: o euro.

Por fim, a EDP diz que a admissão da listagem na Latibex não vai alterar os direitos e vantagens conferidos às ações de emissão da EDP Brasil, que devem continuar sendo negociadas no segmento Novo Mercado da B3.