A Eletrobras (ELET3) anunciou a assinatura de aditivos contratuais da Santo Antônio Energia - empresa a qual a sua controlada Furnas Centrais Elétricas tem participação acionária - com o BNDES. Inclusive, estima a suspensão temporária do pagamento de um financiamento no valor de R$ 2,521 bilhões.

Em suma, os aditivos datados de 27 de dezembro de 2021, se referem aos contratos de adesão da Santo Antônio ao programa de stand still promovido pelo BNDES, como uma das medidas emergenciais adotadas pelo banco desde março de 2020, para o enfrentamento dos efeitos da pandemia e da crise hídrica.

O acordo estima o bloqueio temporário do pagamento de principal e juros remuneratórios por 7 meses, entre 15 de dezembro de 2021 e 15 de junho de 2022. Isso tudo, sem a mudança do termo final do prazo de amortização, da taxa de juros e do prazo final do contrato. As parcelas bloqueadas serão somadas ao saldo devedor.

Como justificativa, a Eletrobras afirma que, para a Santo Antônio, a adesão preserva as condições contratuais. Paralelo a isso, mitiga os potenciais impactos financeiros adversos oriundos do contexto hídrico. Ademais, para a Eletrobras e a Furnas, a mitigação de riscos é uma medida relevante por conta dos papéis que exercem nos contratos de financiamento.

"A decisão no âmbito da companhia foi estabelecida a partir de avaliações técnicas e financeiras que subsidiaram a assinatura do aditivo contratual dentro do prazo, tendo este processo decisório tramitado de forma independente e nas apropriadas instâncias de governança da companhia", diz a Eletrobras no documento.

Eletrobras adia divulgação dos resultados do 4T21

Na noite da última sexta-feira (11), a Eletrobras (ELET3, ELET6) afirmou que transferiu a divulgação do resultado do 4T21, do dia 14 de março de 2022 para 18 de março de 2022, depois do fechamento do pregão.

De acordo com a empresa, o adiamento ocorreu por conta do processo de conclusão e revisão das Demonstrações Financeiras não estar finalizado e apto para deliberação dos órgãos de administração da companhia.