Elon Musk, o homem mais rico do planeta, CEO da Tesla, da SpaceX e que mais recentemente se viu envolvido em polêmicas em torno da compra da rede social Twitter, desembargou no Brasil nessa sexta-feira, 20 de maio, para tratar de negócios com o governo brasileiro.

Segundo o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o objetivo da vinda do empresário é conversar sobre conectividade e proteção da Amazônia. Em janeiro desse ano a SpaceX recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para oferecer serviços de satélites em todo o Brasil.

Para isso, Musk deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro e isso deve acontecer em um evento no interior de São Paulo, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo. A expectativa é de que a reunião aconteça por volta do meio dia.

Segundo o G1, por volta das 7 horas de hoje a equipe de segurança da Presidência da República estava no Hotel Fasano de Porto Feliz (SP), a cerca de 120 quilômetros da cidade de São Paulo. Além disso, Bolsonaro comentou sobre o encontro, sem citar nomes, em sua live semanal na noite dessa quinta.

"Tenho encontro com uma pessoa muito importante que é reconhecida no mundo todo e vem pra cá oferecer ajuda à nossa Amazônia", disse ele.

Musk, porém, não comentou sobre o encontro e esse momento também não foi colocado na agenda oficial do presidente.

Aeronave pousou por volta das 9 horas

Segundo informações divulgadas pelo G1, a aeronave que trouxe o bilionário ao país pousou por volta das 9 horas em um aeroporto privado em São Roque, cidade que fica a cerca de 70 quilômetros de São Paulo.

Serviços de satélite

Em janeiro, a Anatel concedeu o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX. A autorização foi concedida após a realização de uma reunião do ministro Fábio Faria com Musk nos Estados Unidos, em novembro do ano passado.

Além disso, em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas disse que estava mantendo contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa e Elon Musk também menifestou interesse em iniciar as operações da Starlink na região, especialmente focando no cuidado com a proteção da Amazônia.