Alguém liga para você, diz que é do seu banco, que seu cartão foi clonado e que irá mandar um motoboy em sua casa para buscar o cartão para destruí-lo. Já ouviu falar no golpe do motoboy? Vamos entender melhor como funciona.

Nesse golpe, uma pessoa que se passa por atendente do seu banco, liga para você falando que seu cartão foi clonado e que mandará um motoboy em sua residência para que ele seja destruído. Ela também pede que você entregue ao motoboy a senha do seu cartão. Com isso, os golpistas realizam compras e saques do seu cartão sem a sua autorização.

O melhor a fazer é sempre se prevenir. Por isso, veja abaixo algumas dicas para evitar que esse tipo de golpe aconteça com você.

Golpe do Motoboy: conheça essa fraude e saiba como evitá-la

Na maioria dos casos, o cenário é super convincente, pois o golpista inclui música de espera e mensagem institucional de segurança, então todo o cuidado é pouco. Existem relatos de pessoas que perderam mais de R$ 8 mil em decorrência do golpe do motoboy assim que entregaram o cartão.

Outro fator é que, nem sempre o cartão cortado pelo próprio cliente antes da entrega para o motoboy é sinal de garantia, já que os golpistas conseguem realizar compras online pelos números que aparecem no cartão.

E se o chip estiver intacto, eles também realizam compra nas maquininhas (nesses casos apenas se as vítimas passarem a senha por telefone ou na hora da entrega do cartão para o entregador).

Então, a principal dica é: nunca entregue seu cartão do banco para outra pessoa, mesmo que ele esteja bloqueado ou cortado. E jamais informe sua senha para outras pessoas também.

Outra dica importante é que se você receber uma ligação e desconfiar que não seja do seu banco, desligue imediatamente. Espere alguns minutos para que as chamadas não sejam redirecionadas. Mais tarde, entre em contato com seu banco pelos canais oficiais de atendimento e confirme as informações.

Mas e se eu já caí no golpe, o que fazer?

Nesse caso, algumas medidas precisam ser tomadas o mais rapidamente possível, para evitar perdas e danos maiores. Veja só:

  • entre em contato imediatamente com o seu banco e peça o cancelamento do cartão;
  • veja também se há a possibilidade de cancelar as compras que foram feitas sem a sua autorização;
  • após, procure a polícia que é quem deve investigar esse tipo de crime;
  • você também pode registrar uma reclamação do que ocorreu no Banco Central (BC);
  • Para tentar reaver o dinheiro perdido, procure o Procon de sua cidade ou a justiça.

Pandemia

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes pelos falsos motoboys tiveram um aumento de 65% desde que a quarentena começou, já que com a pandemia do novo Coronavírus as pessoas ficaram mais vulneráveis a fraudes, pela questão do isolamento social.

Proteção

Primeiro de tudo, sempre mantenha a calma em situações como essa, pois o golpista tentar apavorar a vítima já que se trata de uma suposta "clonagem" de seu cartão. Essa técnica usada pelos golpistas se chama engenharia social, deixando a vítima sem tempo de defesa e não havendo a possibilidade de medidas de segurança.

Nenhum banco ou instituição financeira pedirá dados confidenciais de seus cartões (como números impressos no cartão ou senhas) e muito menos que você entregue seu cartão para terceiros.

O golpe não acontece apenas por telefone. Ele pode ser aplicado por mensagem SMS ou e-mail. Nesses casos, também não responda nenhuma das opções nem clique em nenhum link sem ter certeza de que é realmente um contato oficial do seu banco.