Nos primeiros momentos da invasão, os soldados enviados por Vladimir Putin tomaram a Usina Nuclear de Chernobyl, localizada a 130 km da capital ucraniana Kiev, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro. As informações foram anunciadas pela agência internacional Reuters e confirmadas pelas autoridades da Ucrânia.

"É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos", disse um assessor do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

"Esta é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje", também disse Podolyak.

Maior ataque europeu desde a Segunda Guerra Mundial ocorre em terras nucleares

Segundo as informações divulgadas, a tropa russa de Putin tomou a Usina de Chernobyl, sem que os soldados ucranianos conseguissem impedir. Assim, a Rússia agora mantém sob sua guarda a região nuclear onde houve o famoso e grave acidente em 1986.

Localizada no norte da Ucrânia, a Usina de Chernobyl não produz mais energia nuclear, mas suas terras continuam com material radioativo. No maior desastre radioativo da história, um dos reatores da usina explodiu e espalhou toneladas de radiação na atmosfera - que circulam até hoje.

Atualmente, a usina ainda conta com reatores desativados e, como dito acima, material radioativo, o que faz a invasão russa preocupar especialistas e autoridades no que diz respeito à guerra na região.

"Se a artilharia dos invasores atingir e danificar os coletores de resíduo nuclear, poeira radioativa pode se espalhar por todo o território da Ucrânia, Belarus e países da União Europeia", disse o conselheiro do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, no Twitter.

Ucrânia tem força nuclear ativa

Devido às condições, a região de Chernobyl é limitada e monitorada - e financiada. Após o acidente, o reator 4 da usina ainda armazena toneladas de material radioativo e sua preservação é essencial para que outro desastre não ocorra. Na região há um local, chamado de sarcófago, que é usado para contenção do vasto material radioativo ainda presente.

Apesar da Usina Nuclear de Chernobyl hoje não operar seus quatro reatores, o país conta ainda com 15 reatores ativos e operando atualmente. Na Europa, a Ucrânia só perde para a França, que possui 58 reatores nucleares funcionando, e impata com o Reino Unido, segundo o banco de dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Localização de Chernobyl, Ucrânia - Mapa

Chernobyl é uma cidade, localizada no norte da Ucrânia, a cerca de 130 km de distância da capital do país, Kiev, sendo uma viagem direta a carro de pouco mais de 2h entre os dois pontos.

Mapa do território de Chernobyl, com o Monument to Those Who Saved the World, monumento construído em homenagem aos bombeiros do acidente. Créditos: Divulgação/Google Maps.
Mapa do território de Chernobyl, com o "Monument to Those Who Saved the World", monumento construído em homenagem aos bombeiros do acidente, destacado. Créditos: Divulgação/Google Maps.
Ligação entre Kiev, capital da Ucrânia, e a cidade Chernobyl. Créditos: Divulgação/Google.
Ligação entre Kiev, capital da Ucrânia, e a cidade Chernobyl. Créditos: Divulgação/Google.