No último dia 24 de agosto, o Magalu Games lançou os seus primeiros 3 jogos de celular. Dessa forma, o Magazine Luiza (MGLU3) ingressa de vez, no universo de jogos digitais.

No mês de novembro de 2021, o Magalu já tinha divulgado que iria integrar no mercado como publisher. Ou seja, iria financiar os projetos de jogos ainda não criados e em fase de desenvolvimento para publicá-los.

Na ocasião, a companhia abriu um edital para investir até R$ 100 mil em estúdios brasileiros. A partir disso, 3 jogos de 3 estúdios foram selecionados, e lançados na última quarta (24).

Qual o objetivo do Magazine Luiza com o Magalu Gamer?

Durante uma entrevista, Thiago Catoto, diretor do Luizalabs, disse que antigamente, o Magazine Luiza era somente um varejo tradicional. Entretanto, agora a companhia explora um multimercado, através de um ecossistema digital, que agora também engloba games.

De acordo com Catoto, "É o começo de algo grandioso". Ou seja, a companhia tem planos de expandir, e conectar o ecossistema. Só assim, a empresa vai poder promover uma sinergia com esse público que o leve ao ecossistema Magalu - o público gamer.

Além disso, Catoto explica que "Podemos aproveitar os jogos para levar mais audiência para o SuperApp, por exemplo, assim como podemos explorar o potencial de publicidade deles". Para o futuro, o Magalu Games deseja ter a sua própria produtora, e produções.

Como são os primeiros jogos do Magalu Games?

Ao todo, o Magalu Games conta com 3 jogos: "Speed Box", "Death Trape Nite" e o "Orbits Conqueror". Em suma, os games já estão disponíveis para o público na Google Store e App Store.

Os jogos desejam ser hipercasuais. Ou seja, simples de baixar, e o melhor: gratuitos. Eles também possuem anúncios em pop-up, e a alternativa de assistir a um conteúdo promocional, para conseguir passar mais fácil de fase. Ou ainda, é possível pagar para remover os anúncios e também desbloquear as novas fases.

Abaixo, confira o breve resumo sobre cada jogo:

Speed Box (Android | iOS)

O Speed Box é um jogo de quebra-cabeças. Nele, você precisa mover um bloco de um ponto do mapa até outros. Para isso, é preciso superar os desafios que se tornam cada vez mais difíceis. Ah, e com o mínimo de jogadas possível.

Death Trape Nite (Android | iOS)

Se trata de um jogo de jump, no qual você precisa ajudar o Kevin, um jovem que ama doces, a fugir de uma mansão abandonada. Enquanto isso, ele precisa coletar pirulitos e outros doces pelo caminho. Além disso, é preciso destravar portar até o próximo nível, e fugir de um monstro.

Orbits Conqueror (Android | iOS)

Neste jogo, você conquista o espaço nas fases, coleta moedas, e evita os perigos e desafios que o cenário apresenta. O jogador precisa controlar uma nave que deve ser disparada no tempo correto, para coletar estrelas.

Grande concorrência no Mercado Gamer

De acordo com os dados da 9ª edição da Pesquisa Game brasil, 74,5% dos brasileiros gostam de jogar jogos digitais. Esse dado aponta uma alta de 2,5% em relação aos dados de 2021.

Só no ano passado, o mercado gamer movimentou US$ 2,3 bilhões no Brasil. Já no mundo, foram US$ 180 bilhões. Atualmente, em torno de 93 milhões de brasileiros usam o celular, computador, ou videogame para jogar.

Diante disso, Catoto aponta que "O Brasil tem um enorme potencial não só como consumidor, mas como polo desenvolvedor de games". Entretanto, esse público já tem um grande número de empresas que disponibilizam jogos e itens do segmento de gamers.

Com isso, embora seja uma boa jogada do Magazine Luiza, a companhia deve encontrar grandes desafios para conseguir agradar ao público, e se destacar entre as grandes e experientes concorrentes.

Exemplo disso, é a Tencent, a maior empresa do mundo de games, com participacão na Epic Games, do jogo Fortnite, Krafton Game Union e da Supercell, do jogo "Clash of Clans". Só em 2021, a companhia faturou US$ 13,9 bilhões com jogos.

Por fim, vale destacar que em 2021, o Magazine Luiza comprou o Jovem Nerd. Em suma, trata-se de uma empresa com foco no mundo geek, que tem mais de 5,5 milhões de inscritos. Além disso, a companhia adquiriu o KaBum!.